A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizou com grande sucesso a 5ª edição do Arraiá Muriaé, reunindo tradição, música e manifestações da cultura popular durante o fim de semana, na quadra do antigo SESC.
Mais do que uma festa, o Arraiá Muriaé reafirma seu papel como espaço de manutenção da cultura e valorização da ancestralidade. Em cada dança, cada figurino colorido, cada batida da sanfona e cada passo marcado pelas quadrilhas, revive-se a memória dos que vieram antes, preservando raízes que resistem ao tempo.
A cada nova edição, o evento cresce e emociona. O número de participantes no concurso de quadrilhas juninas aumenta a cada ano, demonstrando que é possível cultivar uma tradição viva, dinâmica e plural. Jovens e adultos se reúnem não apenas para competir, mas para celebrar uma herança cultural que atravessa gerações.
O evento atraiu um grande público, que marcou presença com muita animação, dançando, se divertindo e reconhecendo o valor dos talentos locais e regionais. A programação incluiu “concurso de quadrilhas juninas, com grupos de várias cidades; apresentações culturais e folclóricas e show contagiante com Matheus Barão, encerrando a festa com muita energia e alegria”.
Resultado do concurso de quadrilhas juninas:
1º lugar: Pipoca Doce – Belo Horizonte
2º lugar: Nossa Junina – Belo Horizonte
3º lugar: Santa Filomena – Muriaé
4º lugar: Arrasta Pé – Acaiaca
5º lugar: Pé Quente – Teófilo Otoni
Mais do que troféus, cada grupo levou para casa o reconhecimento de um público que valoriza a cultura popular como ferramenta de identidade e pertencimento.
Com eventos como o Arraiá Muriaé, a Prefeitura e a Fundarte mostram que é possível honrar o passado e inspirar o futuro, mantendo acesa a chama das tradições que unem, educam e emocionam.

















