A Prefeitura de Uberlândia, por meio do prefeito Paulo Sérgio, anunciará, a partir das 15h desta terça-feira (8), mais um importante investimento que o município receberá. A partir dos esforços da administração municipal em atrair novos investimentos e estimular o desenvolvimento local, Uberlândia contará com o primeiro Data Center com Inteligência Artificial (IA) de Minas Gerais. O pioneirismo será viabilizado pela empresa norte-americana RT-One, dedicada ao avanço da inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem.
Para a instalação do empreendimento na cidade, será feito um investimento inicial de R$ 6 bilhões, com potencial de expansão significativa ao longo das próximas fases do projeto. O anúncio será no Centro Administrativo Municipal com a participação do CEO da empresa, Fernando Palamone. O projeto deve gerar cerca de 2 mil empregos permanentes, entre diretos e indiretos, já nos primeiros três anos de operação, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.
“Hoje, temos a felicidade de poder anunciar este significativo investimento em nossa cidade. A vinda da RT-One para Uberlândia representa uma oportunidade ímpar de seguirmos promovendo inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e social, qualificação de mão de obra e, sem dúvida alguma, de atração de novos investimentos. Muito em breve, Uberlândia se tornará referência nacional em Inteligência Artificial e o passo que estamos dando hoje terá papel muito relevante”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
A estrutura será implantada em um parque tecnológico, que deve chegar a aproximadamente 245 mil m² de área construída, utilizando um modelo de construção modular. Esse formato permite entregas rápidas de áreas operacionais e facilita a ampliação progressiva do campus com máxima eficiência.
Inicialmente, o campus tem uma capacidade energética contratada de 100 MW, com planos de expansão para até 400 MW, o que o posiciona entre os maiores da América Latina. O foco principal será o processamento de cargas intensivas em IA, além de serviços avançados de segurança na nuvem.
De acordo com a RT-One, o foco está no processamento de Inteligência Artificial e segurança na nuvem, trazendo infraestrutura de ponta com refrigeração líquida e outras inovações para suporte do processamento das funções mais avanças de IA. A crescente demanda global por IA exige data centers com capacidade computacional massiva e soluções sofisticadas de infraestrutura. A RT-One traz ao Brasil essas tecnologias de ponta, alinhadas aos mais altos padrões internacionais.
Data Centers
Os data centers são essenciais na economia, executando processamento crítico até mesmo chamadas telefônicas de voz e operações bancárias. Com a infusão do IA, esses centros de tornam ainda mais fundamentais para a produtividade e crescimento econômico, com aplicação direta em setores como saúde, agricultura, manufatura e finanças. Assim, os data centers são as novas fábricas de hoje, essenciais para a competitividade nacional.
O campus será operado com base nos princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e carbono zero, contando com a matriz energética limpa e renovável existente no Brasil. Além disso, a RT-One traz tecnologias avançadas de gerenciamento energético e refrigeração líquida com baixo consumo de água. Este será o primeiro Data Center no Brasil a buscar certificação internacional de sustentabilidade.