

No embalo das celebrações do Dia Nacional do Turismo, uma excelente notícia chega da Zona da Mata mineira: o distrito de Belisário, em Muriaé, e a exuberante Serra do Brigadeiro vão ganhar um novo impulso com a melhoria da estrutura do parque e a criação de um receptivo para turistas. A iniciativa promete transformar o local em uma porta de entrada organizada, acolhedora e sustentável para os milhares de visitantes que buscam contato com a natureza, trilhas, cachoeiras e a beleza quase intacta do bioma da Mata Atlântica.
Com recursos indicados pelo deputado Misael Varella, esta importante medida de valorização da região de Belisário vai ser possível.
Em reunião hoje no gabinete do prefeito Dr. Marcos Guarino, o secretário municipal de Obras Públicas e Urbanismo, Jorge Féres Filho, falou do projeto que já estava pronto e do que será feito. Um dos defensores deste investimento é Silvan Vital, que já trabalho o turismo naquela região.
Com paisagens de tirar o fôlego e biodiversidade reconhecida, a Serra do Brigadeiro já é um tesouro conhecido por ambientalistas, praticantes de ecoturismo e moradores apaixonados. Agora, com o novo projeto de receptivo turístico, espera-se um salto qualitativo na experiência do visitante: mais conforto, mais informação, segurança e incentivo à economia local.
Belisário, que há tempos aposta na hospitalidade e no turismo de base comunitária, vê no fortalecimento da infraestrutura uma oportunidade de atrair investimentos, gerar emprego e valorizar ainda mais seu modo de vida simples, mas profundamente conectado à natureza e à cultura regional.
A ação também reafirma o potencial de Muriaé como polo turístico do interior de Minas, e destaca a importância de investimentos públicos e privados que respeitem o meio ambiente e valorizem os saberes locais.
No Dia do Turismo, portanto, não poderia haver presente melhor: mais que celebrar destinos, trata-se de preparar caminhos — e a estrada rumo a um turismo consciente e transformador começa em lugares como Belisário e na alma verde da Serra do Brigadeiro.