Na última quinta-feira (23), o projeto premiado nacional e internacionalmente, Rota do Café e Cachaça, idealizado por Francisco Cabral (Xyko Éocombatente), foi apresentado ao prefeito de Muriaé e presidente da AMERP, Dr. Marcos Guarino, e sua equipe. Durante a reunião, o entusiasmo coletivo marcou o início dos trabalhos para fortalecer o turismo e o desenvolvimento regional.
O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Muriaé e contou com a presença do secretário de Governo Paulinho Varela, do diretor da Fundarte, Sandro Carrizo, do secretário de Administração Danilo Murta, além do próprio prefeito. Representantes do Jeep Clube de Muriaé, parceiro desde a criação do roteiro, também participaram, como o vice-presidente Dr. João Luiz de Andrade.
Dando continuidade às ações, uma nova reunião foi realizada na sede da Fundarte, envolvendo a equipe do órgão, incluindo colaboradores como Macion, Alexandre, Fernando e a assessora de comunicação Luna. Juntos, traçaram os primeiros passos para a realização de um evento turístico em Belisário, no Pico do Itajuru e no entorno da Serra do Brigadeiro, consolidando a inclusão desses destinos nas Conexões da Rota do Café e Cachaça.
Além disso, foi marcada uma reunião com o secretário de Esportes, Jair de Abreu, para fortalecer parcerias estratégicas e aproveitar oportunidades ligadas ao turismo esportivo.
Francisco Cabral, criador da rota, destacou: “É uma grande satisfação consolidar esse trabalho em Muriaé e ampliar as oportunidades para toda a região. Com o apoio de todos, vamos criar e promover ainda mais possibilidades para o desenvolvimento local.”
A Rota do Café e Cachaça, que já se tornou referência no turismo nacional, segue firme em seu propósito de valorizar as riquezas culturais e naturais da região, unindo esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade local. O primeiro grande evento está previsto para o primeiro semestre de 2025, reafirmando o compromisso com o crescimento sustentável e a promoção de Muriaé como destino turístico de destaque.