Em breve, Muriaé vai ganhar seu próprio "Marco Zero". O novo monumento está sendo construído pela Prefeitura na Praça do Rosário, local onde, em 1817, a expedição liderada pelo desbravador Constantino Pinto aportou na chegada ao território e fundou a aldeia de São Paulo Manoel Burgo, que deu origem à criação da nossa cidade.
O Marco Zero de Muriaé é inspirado no monumento de mesmo nome existente na Praça da Sé, em São Paulo. O totem terá formato hexagonal, revestimento em granito e altura total de 1,2m. Cada uma das seis faces será coberta também por placas de inox com ilustrações de atividades nas quais o município se destaca: comércio, educação, piscicultura, polo da moda, saúde e turismo.
A base será revestida por ladrilhos representando os raios solares, como forma de mencionar o refrão do Hino de Muriaé, cuja letra diz: "terra querida, por um sol todo ouro banhada e aquecida". As peças serão produzidas pela empresa Artefatos de Cimento Mauro Galvão, situada na própria Praça do Rosário e que há mais de 100 anos se destaca na fabricação de ladrilhos decorativos.
Já o topo será coberto pela rosa-dos-ventos, O instrumento aponta a posição dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e colaterais (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste). O mesmo desenho ficará estampado também no piso, ao redor do totem, com acabamento em granito.
A obra tem o objetivo de reavivar a história do município e se tornar um elemento de identidade cultural para Muriaé. As obras foram iniciadas no fim de 2024 e devem ser concluídas já nas próximas semanas.