Após um ano, 16 jovens vereadores, eleitos para o Parlamento Jovem 2024 da Câmara de Muriaé, finalizaram o mandato comemorando resultados positivos. A sessão de encerramento da 1ª Legislatura foi realizada no Plenário da Casa Legislativa.
Eleitos em setembro de 2023 e empossados em janeiro deste ano, os jovens foram apadrinhados por um(a) vereador(a), que os acompanhou durante todo o mandato. Nesse período, além de participarem da rotina da Câmara, foram introduzidos a atividades educacionais sobre gestão municipal, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência e combate à desinformação.
Durante a cerimônia, os jovens vereadores receberam um certificado por sua atuação na realização de matérias legislativas este ano. Ao todo, foram produzidos 28 projetos de lei, sete requerimentos, cinco indicações e três moções elaboradas por eles com apoio da equipe técnica de servidores e dos vereadores da Casa Legislativa de Muriaé.
Os temas incluíram o fomento à prática de esportes, proteção a pessoas em situação de rua, inclusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras nas reuniões da Câmara, incentivo ao hábito da leitura e escrita, participação das mulheres na política e na gestão educacional, acessibilidade urbana e uso dos espaços públicos da cidade, além da inclusão e participação do jovem na política, proteção animal e saúde.
"Este primeiro ano do Parlamento Jovem foi uma experiência incrível e histórica. Fazer parte desse momento e liderar como o primeiro presidente foi um desafio repleto de aprendizados. Olhando para tudo que construímos, sinto orgulho de provar que a juventude é capaz de promover mudanças para um futuro melhor. Essa jornada foi uma lição de cidadania e compromisso, e acredito que estamos deixando um legado que inspirará outras gerações. Este é apenas o início de uma história que continuará transformando nossa cidade", conta o presidente da 1ª Legislatura do Parlamento Jovem de Muriaé, Felipe Pinheiro.
Para a jovem vereadora, Celiny Júlia, participar do projeto foi uma grande oportunidade de ampliar a visão a respeito da política e cidadania em Muriaé. “Muitos jovens da minha idade não têm informações sobre a importância dos trabalhos que acontecem na Casa Legislativa. Por meio dessa iniciativa, eles podem conhecer ou acompanhar o trabalho dos nossos vereadores mais de perto.”
Estiveram presentes no evento de encerramento das atividades vereadores atuantes no Parlamento Jovem e na Câmara, autoridades locais, comunidade e representantes da CBA.
“Este projeto nos traz muito orgulho. O Parlamento Jovem é a materialização dos nossos objetivos do Programa Cidadania que envolvem o despertar de uma consciência cidadã ativa nas próximas gerações com educação política e senso de coletividade. É um forte exemplo de como envolver a juventude na busca por soluções para seus municípios”, destaca o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade.
Sobre o Parlamento Jovem
Criado em 2023, o Parlamento Jovem de Muriaé surgiu durante o desenvolvimento do Programa Cidadania (iniciativa da CBA em parceria com o Instituto Votorantim), tendo como objetivo a ampliação da consciência cidadã, fomentando a participação ativa dos jovens na sociedade. Os integrantes representam um grupo diverso e foram escolhidos democraticamente dentro das escolas inscritas em 2023, para atuarem durante o ano de 2024. Realizado pela Câmara de Muriaé, todo o processo contou com o apoio técnico do projeto, que, por meio do trabalho já realizado com jovens de Muriaé, detectou o desejo entre eles de participar do cenário político municipal com um Parlamento Jovem.
Na cidade, participam do projeto estudantes das escolas estaduais Cândido Portinari, Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes, Professor Orlando de Lima Faria e as escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo.
Sobre o Programa Cidadania
O projeto fomenta o exercício da cidadania ativa para jovens, por meio de uma abordagem prática para aumentar a motivação, o nível de engajamento e os canais de participação institucional da esfera municipal. Tem como principais resultados o engajamento da juventude, fortalecimento do debate público no território, estruturação da relação entre a Empresa e atores políticos locais, fortalecimento de vínculo da Empresa com a comunidade e fortalecimento do tecido social devido à articulação e engajamento de diversos atores do território.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 - desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.