Em 28 de novembro de 2024, durante a Conferência Mundial da Maçonaria Regular, foi fundada a Confederação Maçônica Sul-Americana (COMASUL). Este novo organismo surge como um importante apoio à Confederação Maçônica Interamericana (CMI), com o objetivo de unir esforços em prol de projetos e soluções para os desafios comuns dos países do Cone Sul.
A estrutura organizacional da COMASUL foi definida com presidências rotativas, votos equitativos por país e um fórum colaborativo. A composição inicial das lideranças ficou assim estabelecida:
- Presidência: Grande Loja Simbólica do Paraguai
- Vice-presidência: Grande Loja da Bolívia
- Secretariado: Grande Loja da Maçonaria do Uruguai
- Tesouraria: Grande Loja dos Antigos, Livres e Aceitos Maçons do Peru
- Diretorias: Grande Oriente do Brasil (GOB) , Grande Logia de Livres e Aceitos Maçons da Argentina e Grande Logia do Chile .
O Grande Oriente do Brasil (GOB) desempenhou papel fundamental na fundação da COMASUL, com a participação ativa do Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB, e do Eminente Irmão Lucas Galdeano, Secretário Geral de Relações Maçônicas Exteriores do GOB. Ambos foram peças-chave para a organização e concretização do ato histórico.
A criação da COMASUL marca uma nova etapa de cooperação e fortalecimento da Maçonaria na América do Sul, reafirmando os valores de união, fraternidade e trabalho conjunto para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.