O Sebrae Minas sediou nesta quinta-feira (26/9), a nona reunião ordinária do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN). O encontro foi liderado pelo presidente do CDN, José Zeferino Pedrozo, e contou com a participação de todas as entidades que compõem o CDN, com 10 conselheiros de forma presencial e os demais remotamente, reforçando o papel do CDN como órgão de direção superior do Sebrae.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Minas Gerais, destacou a importância do evento: “Foi uma ótima oportunidade de interação com os conselheiros nacionais, que puderam conhecer melhor os principais projetos realizados em nosso estado.”
A realização da reunião do CDN em Minas Gerais, de acordo com Silva, favorece a integração e o fortalecimento das ações do Sebrae Minas em âmbito nacional, “promovendo um diálogo direto e enriquecedor entre os conselheiros e as iniciativas locais”, ressalta.
José Zeferino Pedrozo, presidente do CDN, enfatizou a relevância do encontro: “Essa proximidade com as unidades estaduais do Sebrae é fundamental para aprimorarmos ainda mais a nossa atuação sistêmica.”
Além da reunião do CDN, o Sebrae Minas sedia entre hoje (26) e amanhã (27/9), o seminário internacional ConheCER, promovido pelo CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora. A proposta do ConheCER é reafirmar o papel do educador como agente de transformação. Em sua sétima edição, o evento apresenta debates e reflexões, além de outros conteúdos como oficinas práticas voltadas para os profissionais que desejam inovar e conhecer novas ferramentas e métodos para aplicar em sala de aula.
Sobre o CDN
O CDN é o órgão colegiado de direção superior do Sebrae, que detém o poder originário e soberano da entidade. Entre suas atribuições estão deliberar sobre a gestão de recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação desses recursos e promover ações de orientação e fiscalização das diversas ações da entidade, tudo em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae.
O colegiado é composto por 15 conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das entidades associadas do Sebrae, pertencentes aos setores público e privado, que discutem e deliberam, em reuniões mensais, sobre as matérias submetidas e acolhidas para apreciação, com o propósito de estimular e desenvolver o microempreendedor individual (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras.
Entidades associadas ao Sebrae
Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais – ABASE
Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE
Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI
Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas – ANPROTEC
Banco do Brasil – BB
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Caixa Econômica Federal – CAIXA
Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC
Confederação Nacional da Indústria – CNI
Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais – CONAMPE
Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – COMICRO
Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP
União/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – MEMP
Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae realiza reunião ordinária em Minas Gerais. Crédito: Felipe Repolés