As eleições da OAB de Minas Gerais estão marcadas para o dia 17 de novembro de 2024, e, pela primeira vez, acontecerão de maneira completamente online. Para garantir que todos os advogados e advogadas possam exercer seu direito de voto, a OAB-MG lançou uma campanha de atualização cadastral, que se estenderá até o dia 15 de outubro de 2024.
Os eleitores poderão votar de três formas: usando o certificado digital em token, o certificado digital em nuvem ou por meio de autenticação de dois fatores. Para atualizar o cadastro, basta preencher o formulário disponível no site da OAB-MG, fornecendo o número de celular e e-mail atualizados. Em caso de dificuldades, a central de suporte estará disponível pelo telefone 0800 800 6000. O link para atualizar os dados é o https://oabmg.webvoto.com.br/.
Inovação e Inclusão
O novo sistema de votação online foi projetado para ser mais moderno, seguro e transparente, alinhado aos pilares da gestão da OAB-MG: inovar, incluir e avançar. Em 2021, cinco seccionais já adotaram o sistema digital com sucesso, o que resultou em maior participação e uma queda significativa na abstenção. A expectativa é que a adoção dessa modalidade também aumente a legitimidade da escolha dos advogados mineiros.
A votação online permite que os advogados votem de qualquer lugar, eliminando a necessidade de deslocamento para seções eleitorais, além de garantir total liberdade na escolha. O novo formato também proporcionará uma economia significativa para a entidade, reduzindo os custos de mais de 2 milhões de reais das eleições anteriores para menos de 15% desse valor.
A empresa responsável pelo sistema de votação, Webvoto, foi homologada pela OAB Nacional e já gerenciou cinco eleições anteriores em 2021. Além disso, a auditoria será realizada pela empresa The Perfect Link, para garantir ainda mais segurança e transparência no processo eleitoral.
Declaração do Presidente
Em um vídeo oficial, o presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, destacou os benefícios do novo sistema, ressaltando os pilares de sua gestão: "inovar, incluir e avançar". Ele mencionou o sucesso das seccionais que usaram o voto online em 2021, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e enfatizou a redução da abstenção e o aumento da participação da advocacia.
Dr. Sérgio Leonardo também comentou sobre a nova data das eleições, 17 de novembro, reforçando que ela assegura a liberdade de escolha da advocacia, conforme o novo regulamento que proibiu a boca de urna. "Agora, os advogados poderão votar com total liberdade, de onde estiverem, sem interferências externas", concluiu o presidente.
Fotos rede social
