Com excelente desempenho em todos os critérios de avaliação, Muriaé conquistou o 3º lugar geral na edição 2024 do Ranking Cidades Amigas do 5G, divulgado pela Conexis Brasil Digital. O município foi ainda o melhor classificado dentre todos da região Sudeste do Brasil - resultado da atualização feita em 2022 na legislação local, que a adequou à Lei Geral de Antenas.
A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira, 20 de maio, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, em evento que teve a presença do ministro Juscelino Filho e do presidente da Anatel, Carlos Baigorri. Na ocasião, a cidade de Muriaé foi representada pela funcionária da Coluna Esplanada (do jornalista muriaeense Leandro Mazzini), Keyla Vieira.
O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, comemorou o destaque obtido pela cidade. "Logo, logo os muriaeenses poderão desfrutar da conectividade 5G, e isso é fruto do trabalho que fizemos desde o início da nossa gestão, quando fizemos a adequação da legislação para desburocratizar a implantação dos serviços de tecnologia nessa área", ressalta.
O ranking Cidades Amigas do 5G identifica, entre os 326 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que mais estimulam a conectividade. Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avalia o nível de burocracia enfrentado pelas empresas para instalar antenas (como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal), o prazo para a autorização e o custo.
Nesse sentido, Muriaé se destacou por em sua legislação os principais pilares que visam facilitar a implantação da conectividade: autorização para instalações em até 60 dias; centralização e simplificação de procedimentos administrativos; processos e documentação claramente definidos; e cobrança de taxas condizentes ao valor efetivamente necessário para execução do licenciamento municipal.