Nesta sexta-feira, 26, acontecem duas inaugurações importantes em Muriaé. A primeira a entrega da reforma e ampliação da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil e, a segunda o Posto Médico Legal (PML) da região.
A Delegacia de Polícia civil de Muriaé funciona no mesmo local há 43 anos e, desde março de 1994 se tornou a sede da Delegacia Regional. Um imóvel antigo e com diversas necessidades de melhorias estruturais e de acomodações para os profissionais que atuam ali.
Uma emenda parlamentar do deputado federal Misael Varella, no valor de R$ 600 mil, permitiu modernizar o espaço, refazer a estrutura, ampliar salas e construir novos espaços.
O Posto Médico legal funcionava, desde 1996, dentro do Cemitério Senhor do Bonfim e causava estranheza para visitantes do local que visitavam túmulos ou pessoas que precisavam passar por exames de corpo de delito e tinha que ir até aquele local para serem atendidos.
A mudança de local tratava-se de uma demanda antiga dos servidores policiais e da própria população que tinha que utilizar os serviços prestados ali.
O prédio do Posto Médico legal é moderno e custou aos cofres públicos municipais R$ 500 mil. Segue moldes estruturais estabelecidos pela Polícia Civil de Minas Gerais. Foi equipado com recursos da Associação dos Municípios da microrregião do Médio rio Pomba (Amerp) e do consórcio Intermunicipal de Saúde da M<ata Leste (Cisleste).
Estarão presentes nesta colenidade a chefe da Polícia civil de Minas Gerais, delegada-geral Drª Letícia Gamboge; o prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarini; a chefe-adjunta da PC, delegada-geral Drª Rita Januzzi; os deputados federal Misael varella e estadual, Dr. Wilson Batista, o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, dr. Eurico da Cunha neto e o regional de PC em Muriaé, Dr. Alessandro Amaro da Matta.
São esperados prefeitos, secretários municipais e vereadores das 18 cidades que têm atuação da Delegacia Regional de Polícia Civi.
Quem foi Dr. Paschoal Taranto da Luz?
A Lei municipal 6.778 de 2023 denominou de Dr Paschoal Taranto Luz o novo prédio sede do PML – Posto Médico Legal, localizado no Bairro Santa Laura. Dr. Paschoal nasceu na Zona Rural de Recreio em 1922. Foi alfabetizado por um professor em um cômodo na fazenda onde morava com os pais. Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, o jovem Paschoal foi convocado para combater na Itália. Fez um curso preparatório no Exército em São João del Rey. Por ter curso ginasial completo, foi designado para servir como Sargento no serviço de Correio da Força Expedicionária Brasileira-FEB. Com o final da guerra entrou na Escola de Medicina e Cirurgia, atual UNIRIO, onde se formou médico em 1951. Casou-se com Maria do Carmo Luz e tiveram quatro filhos, o cineasta Euler Luz, o arquiteto Fernando, o médico Evando e Viviane, falecida precocemente com 19 anos. Mudou-se para Muriaé em 1960. Trabalhou por décadas como Pediatra no Hospital São Paulo e na Escola Dom Delfim (antiga Febem) por 14 anos. Também na Casa da Criança de Muriaé, onde prestou serviços voluntários e gratuitos por mais de 4 anos. Em 1974, junto a um grupo de colegas médicos, fundou a Casa de Saúde Santa Lúcia, da qual presidiu por dois mandatos e trabalhou como Anestesista até se aposentar. Dr. Paschoal adotou Muriaé como sua cidade e aqui viveu até completar 100 anos de idade, deixando um legado de dedicação e amor à medicina, mas acima de tudo, uma marca da personificação da dignidade humana.