A Unidade de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência inaugurada nesta quarta-feira, 17 de abril, na sede da APAE Muriaé é um projeto que visa atender às necessidades da população, considerando a crescente prevalência de crianças com diagnóstico de autismo e de outras deficiências intelectuais pediátricas, vislumbradas em todo o contexto mundial.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que durante o período de pandemia o serviço ficou prejudicado potencialmente, tanto no atendimento presencial no setor de saúde, e em especial, às crianças. Essas circunstancias foram cabais para gerar uma atual desassistência no que tange ao atendimento das crianças com deficiência intelectuais e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município.
Diante disso, o município atento as demandas vigentes, propõe uma unidade edificada e totalmente equiparada com recursos próprios, comprovando a atenção e o respeito com os quais a atual gestão municipal vem tratando as pessoas com deficiência, possibilitando ampliação no número de pessoas em tratamento multidisciplinar.
Dr. Ênio Barbosa, presidente da APAE Muriaé, falou dos desafios e conquistas da unidade. Explicou o quanto ela evoluiu nos últimos anos e as conquistas que vieram, inclusive com a ampliação do Ensino Médio que será ofertado na unidade.
Quem é Francisco de Assis Matos de Oliveira
Francisco de Assis Matos de Oliveira que empresta o nome a esta Unidade de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência, estabelecida nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi um muriaeense de caráter humanitário.
Filho de Harmindo Dipo Soares de Oliveira e Eleusina Matos de Oliveira, nasceu em 23 de janeiro de 1928, estudou no Grupo Escolar Silveira Brum, Atheneu São Paulo e Escola Técnica de Comércio, onde se formou na primeira turma de Contadores.
Francisco trabalhou no extinto Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Foi um dos sócios da antiga casa Vezúdio, Guarino e Cia Ltda e foi um comerciante conhecido e respeitado por todos.
Participativo na comunidade, ajudou diversas ações da igreja católica, da sociedade São Vicente de Paulo, do Lar Ozanan, tendo atuado também como presidente da APAE Muriaé, como um dos seus fundadores, sempre em prol da entidade.
Francisco, sempre com imensa serenidade e inabalável força moral, deixou seus 4 filhos e esposa prematuramente, no dia 22 de março de 1984. Durante sua vida, proporcionou aos que com ele conviveram neste mundo um radiante exemplo que inspirou, e ainda inspirará por muitos anos, após sua partida.
A filha, Luciana Guarino, falou sobre a homenagem em nome dos familiares.
UAP APAE Muriaé
A Unidade de Apoio Psicológico da APAE tem uma área de aproximadamente 73 metros quadrados, composta por dois consultórios de atendimento psicológico, uma sala destinada a atividades coletivas, duas unidades sanitárias acessíveis, área de circulação e rampa para acessibilidade.
As salas contam com revestimento em azulejo meia-parede, na cor branca, para facilitar a limpeza e manter os ambientes higienizados. As paredes da fachada possuem revestimento cerâmico em pastilhas 10x10cm, na cor cinza. Essas paredes possuem um acabamento final com pedra de granito cinza andorinha acima do revestimento cerâmico. Na altura restante, as paredes receberam pintura na cor branca.
Os banheiros contam com revestimento em azulejo em toda sua área, na cor branca. Possuem bacia sanitária, lavatório, espelho, dispensers de sabonete líquido e papel. Para cumprir o objetivo de ser acessível – seguindo a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) nº 9050 –, possuem barras horizontais interna e externa nas portas, barras horizontais e verticais nas paredes.
Todas as portas são em madeira, com largura de 90 cm, com acabamento em verniz natural. Possuem um laminado em sua parte inferior, para maior durabilidade e evitar danos eventuais provenientes de contato com cadeira de rodas. O telhado foi executado em estrutura metálica, com telhas galvanizadas termoacústicas, garantido uma edificação leve e arejada.
Na área de circulação junto a rampa possui um guarda-corpo conforme normas de acessibilidade e saídas de emergência. Todos cômodos possuem forro em gesso, pintados na cor branca, iluminação em LED e janela do tipo basculante em maior altura da parede, garantindo iluminação e ventilação natural. Os consultórios e sala de atividade coletiva contam com ar-condicionado e lavatórios individuais.