Na última quarta-feira (20/12), a Praça São Paulo em Muriaé foi palco de mais uma edição da Feira Agroecológica, uma iniciativa que se destaca como um ponto de resistência contra os agrotóxicos e uma defensora fervorosa da agroecologia. O evento reuniu diversos representantes e apoiadores, reforçando a importância de práticas agrícolas sustentáveis e a valorização da alimentação saudável.
Juliana Calixto, do Núcleo de Estudos em Agroecologia Puri do IF Sudeste Campus Muriaé, marcou presença e destacou os impactos nocivos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente. Ela ressaltou a relevância de ações como a Feira Agroecológica, que proporciona à população o acesso facilitado a alimentos saudáveis, livres de substâncias prejudiciais.
Representantes da Emater, Áurea e Elson, enfatizaram a importância dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. A conscientização sobre a produção e consumo de alimentos de maneira sustentável foi um dos pontos centrais do evento.
Alunos da Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, do bairro Santa Terezinha, apresentaram o projeto "De Mãos Dadas Contra o Desperdício de Alimentos". A iniciativa visa recolher alimentos impróprios para comercialização, mas ainda aptos para o consumo, direcionando-os a entidades sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Alcilene e Adriana, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, trouxeram à tona as ações da Cozinha Comunitária, que desempenha um papel crucial no fornecimento de alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Maria Aparecida, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, ressaltou a necessidade de engajamento individual na preservação do meio ambiente e na construção de uma "casa comum" mais sustentável.
A participação de agricultores e clientes na feira também foi marcada por depoimentos, enfatizando a relevância do evento que oferece produtos caseiros, artesanais e isentos de agrotóxicos. Além de promover a saúde, a Feira Agroecológica contribui para a geração de renda das famílias rurais, incentivando a permanência delas no campo.
A presença do secretário de Agricultura, Fernando Levati, e do colega da Meio Ambiente e Urbanismo, Mauro Aquino, evidencia o apoio institucional à iniciativa, com a distribuição de mudas para os agricultores presentes. Parceiros como a Prefeitura de Muriaé, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e a Associação de Moradores do Bairro da Barra demonstraram seu prestígio à feira, fortalecendo a rede de colaboração em prol de práticas agrícolas mais sustentáveis e da conscientização sobre a importância da alimentação saudável.