Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Comenda Dom Pedro I é concedida ao sapientíssimo irmão João de Souza Moreira
Notícias Gerais
Publicado em 19/12/2023

A ARLS Missionários da Luz Nº 1956, do oriente de Muriaé/MG, neste dia 18 de dezembro de 2023, através do seu Venerável Mestre Irmão Waldyr Gil Alcon Filho, promoveu a Sessão Especial de entrega da comenda D. PEDRO I ao Sapientíssimo Irmão João de Souza Moreira.

A comenda D. Pedro I, é a maior honraria dada ao um Maçom ativo, destinada pelo Grande Oriente do Brasil aos irmãos de grande relevância e dedicação a ordem maçônica Brasileira e que possuam a comenda Cruz da Perfeição, com no mínimo 45 anos de vida maçônica ativa ininterrupta. O irmão João Moreira é um exemplo de comprometimento e contribuição à Ordem.

A Nobre Sessão contou com a presença do Eminente Gão Mestre Estadual do GOB Minas, irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro, e dos Poderosos Irmãos Rodrigo Alexander Gomes de Araújo (Deputado Federal SAFL GOB) e Rogério Martinho, assessor especial do Soberano Grão Mestre.

Além de ser agraciado com a Comenda Dom Pedro I, o irmão João Moreira é um dos fundadores da Loja Maçônica Missionários da Luz, o que demonstra seu papel fundamental na construção e fortalecimento dessa instituição.

A solenidade aberta contou com a presença de cunhadas, sobrinhos e sobrinhas e membros do Capítulo da Ordem Demolay Nº 249, de Muriaé. A solenidade contou com a participação de irmãos das quatro Lojas de Muriaé e de diversos Orientes da região.

O grão Mestre Jorge Luiz de Paula Ribeiro lembrou da missão aceita em junho quando assumiu o grão-mestrado em Minas Gerais e do trabalho de unir os maçons, filiar novas oficinas e participar o máximo que puder das sessões ordinárias e magnas no Estado, onde o Grande Oriente do Brasil tem quase dez mil maçons filiados.

Ao falar sobre a importância da Comenda Dom Pedro I ao sapientíssimo irmão João Moreira destacou que hoje o processo para que um irmão receba a honraria está mais ágil e efetivo, entendo que é um dever e o respeito às lojas que fazem a indicação entendem o simbolismo que a comenda tem para a sociedade.

João de Souza Moreira destacou a importância da união dos maçons, não só do Oriente de Muriaé, mas do Brasil e do Mundo. “O laço invisível que liga todos maçons livres conjuntamente é parte da experiência deles, não somente o trabalho dentro da Loja, mas também no mundo. A qualquer parte onde ele vá, qualquer posição dele na vida, o maçom sabe que quando ele encontra um irmão ele está encontrando alguém quem oferecerá a amizade dele, suporte moral e qualquer ajuda prática que ele possa necessitar. A Maçonaria em todos sentidos é uma sociedade baseada na verdade”, disse.

Mais uma vez, o irmão João Moreira pediu que o Grão Mestre do GOB Minas, irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro viabilizasse a deliberação e aprovação do Projeto do Pecúlio Maçônico a todos irmãos.

O irmão Teodorico Torres, delegado da 44° Delegacia Regional da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, e outras autoridades saudaram o irmão João Moreira por tão justa homenagem em nome do Serenissimo Grão Mestre da GLMMG Irm.´. Sérgio Quirino. Teodorico Torres também falou em nome das lojas Trabalho, Fraternidade e Justiça, Seareiros da Paz e Obreiros de Hiran. Outras autoridades maçônicas também usaram a palavra como o venerável mestre da A.R.L.S. Ad Gloriam Et Sapientiam, Márcio Carvalho e André Luis Montesano (A.R.L.S. Labor, Força e Virtude).

 

Ritual, medalha e diploma

 

Durante a sessão especial foi realizada a entrega do Diploma, Medalha e Ritual de Mestre Instalado ao venerável mestre Waldyr Gil Alcon Filho (ARLS Missionários da Luz) e ao venerável mestre Paulo Jonas (da ARLS Waltair Sabino, nº 2641, do Oriente de Volta Grande/MG). As honrarias foram entregues pelo Eminente Grão-Mestre Estadual Jorge Luiz de Paula Ribeiro.

Este é um momento especial na maçonaria, marcando a atribuição de um importante cargo de liderança. “Estes documentos estavam emitidos desde que foram investidos no cargo, mas devido às mudanças ocorridas em Minas Gerais, aconteceu este atraso. Esperamos entregar a todos os veneráveis mestres estes documentos oficiais o mais breve possível”, disse o Grão Mestre.

 

Sapientíssimo Irmão João Moreira

 

Irmão João de Souza Moreira reflete o respeito da Loja dentro da sociedade maçônica, detentor da Cruz da Perfeição Maçônica, foi o primeiro obreiro iniciado na Loja em 1978, e desde então exerce de maneira contínua e ininterrupta a atividade maçônica.

Sapientíssimo Irmão João Moreira foi iniciado em 08/12/1978 na Loja Missionários da Luz onde exerceu diversos cargos em Loja, com grande destaque na Oratória. Foi Mestre Instalado em 2022 e exerceu brilhantemente a venerança entre 2022/2023. Em 07/04/2022 foi investido no grau 33, completando em dezembro daquele ano, 45 anos de efetiva atividade maçônica. Já recebeu as comendas de “Benemérito”, “Grande Benemérito”, “Estrela da Distinção Maçônica” e a comenda “Cruz da Perfeição Maçônica”, com o título de Eminente Irmão.

Durante sua trajetória ocupou com brilhantismo diversos cargos dentro e fora da Oficina, se destacando, especialmente como membro do Ministério Público Maçônico e Deputado Estadual.

Ao final, como forma de estreitar ainda mais os laços fraternais que nos unem, foi servido um delicioso jantar, ocasião em que todos os presentes puderam se confraternizar de forma bem mais descontraída.

 

 

Comentários