No dia 20 de novembro de 2023 na cidade de Patrocínio do Muriaé, foi realizada a Consagração do Templo da Augusta e Respeitável Loja Maçônica “Luz da Verdade” pelo Grão-Mestre Vanderlei Geraldo de Assis. Além dos Irmãos do GOMG, o evento contou com a presença de vários irmãos de potências coirmãs, do delegado geral, irmão Hélio Barros Couto; do delegado da 10ª Delegacia, irmão Djalma Rodrigues Dutra Junior; do delegado da 16ª Delegacia, irmão Fernando Rocha Amorim; do irmão João de Mendonça Barbosa, membro do Conselho Geral do GOMG. Também o delegado do Grã0-Mestre das Grandes Lojas Maçônicas de Minas Gerais, irmão Teodorico Torres Neto.
Os poderosos Irmãos da Loja Luz da Verdade, Nº 271, foram parabenizados pela dedicação e comprometimento com a Maçonaria como elo forte de Fraternidade, fortalecendo o GOMG na região. “Estamos juntos e unidos nesta Sagrada missão de trabalharmos por um Brasil nos ditames da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, contribuindo assim por um mundo melhor”, disse o grão-mestre Vanderlei Geraldo de Assis que entregou ao venerável mestre irmão João Miguel Possani Batista, uma placa alusiva aos 12 anos de fundação da Loja e Consagração do Templo.
O Sereníssimo Grão-Mestre Vanderlei Geraldo de Assis destacou que este dia foi histórico e ficará para sempre guardado em sua memória, pois após muitos esforços, pois, finalmente tiveram coroados os trabalhos com a finalização da construção. A cerimônia contou, também, com a participação de Irmãos de várias potências das Lojas da Região.
O Sereníssimo Grão-Mestre saudou a todos e enfatizou que, mesmo vivendo uma pandemia, os maçons não ficaram de braços cruzados. “Pelo contrário, uniram-se cada vez mais e a prova disto é a belíssima construção deste Templo.”
Segundo o Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, maçonaria não é secreta. “Uma instituição secreta é aquela que não se conhece os seus membros, nem aonde se reúnem. Os templos maçônicos constituídos legalmente podem ser visitados, seus membros são identificados e também temos os registros oficiais nos cartórios”, explicou.
O Grão-Mestre lembrou que a maçonaria busca oferecer aos integrantes a oportunidade de se aprimorar e se aperfeiçoar em todos os sentidos. “A intenção é que o membro possa se superar e ter assim o privilégio de dizer que evoluiu em termos espirituais e materiais, melhorando o comportamento e progressão. A evolução é um dos princípios da Maçonaria”.
No ambiente maçônico existem pessoas que professam as mais diversas religiões do mundo. Há muçulmanos e judeus, por exemplo. Mas em todo início de trabalho e reunião, a bíblia, considerada livro sagrado, precisa estar presente. “É com base nele e no Livro das Sagradas Escrituras que iniciamos os nossos trabalhos, nos dirigindo ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus”, contou o Grão-Mestre.
Decoração do Templo
O Templo deve estar decorado normalmente em Grau de Aprendiz. Além disso, flores (pétalas de rosas de várias tonalidades) e em número suficiente, em vários cestos para serem distribuídos a todos os presentes, para uso no momento oportuno.
Os Irmãos entram no Templo sem seus paramentos, colocando-os após orientações. O Templo estava às escuras, com um mínimo indispensável de luz.
Além dos Irmãos da Comissão Consagradora, previamente nomeados pelo Grão-Mestre, os demais Mestres Instalados da Loja ocupam os cargos de Orador, Secretário, Tesoureiro, Chanceler e Mestre de Cerimônias. O Mestre Construtor toma lugar à esquerda do Grão-Mestre.