O radialista, jornalista e filósofo Gregório José, radicado em Muriaé desde 2016, lançou na noite do dia 14 de novembro, na Casa da Amizade, do Rotary Club Muriaé Norte seu primeiro livro com 403 páginas. Os arranjos e equipe de buffet ficou ao encargo de Luiza Santos (Minas Jornal e Editora Gráfica Muriaé).
O Dicionário brasileiro de ditados populares, frases feitas, anexins, adágios, máximas, apotegmas, rifão e aforismo começou como trabalho de faculdade para o Curso de Mestrado em Filosofia e se transformou em um compêndio com quase cinco mil frases.
Publicado pela Editora Telha, o livro pode ser encontrado na maioria dos sites de venda e revenda do Brasil, como Amazon, Saraiva, Magalu e tantos outros.
Os Ditados Populares (provérbios, anexins, frases feitas, apotegmas, frases de para-choque de caminhão) enunciados aqui são mantidos ao longo dos tempos e se constituem em elementos importantes da cultura brasileira, podendo sofrer variações de região para região, ou até mesmo de uma para outra cidade. Eles se constituem parte da diversidade cultural do Brasil. Em muitas ocasiões, os ditados ultrapassam as fronteiras da língua portuguesa e são encontrados com certas variações em outros idiomas (talvez nós os tenhamos copiado e adaptado). Porém, trazem em seu bojo a mesma sensação de sabedoria. Existem no dicionário, ditados folclóricos, regionalescos, de amor, engraçados, variações, brincadeiras e religiosos.
O autor
Gregório José é casado com a advogada e jornalista Luciana Archete e mora em Muriaé desde 2016. Já trabalhou na rede Bandeirantes de Televisão, TV Band Triângulo, TV Colunas, TV Cidadania e diversas emissoras de rádio no Brasil. Foi editor dos jornais “O Triângulo”, “Popular”, “O Tempo”, “Regional” e Gazeta de Uberlândia. Foi editor das revistas “Impacto” e “Angela Piqui Magazine”, de Bruxelas, na Bélgica.