Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 324/2023, de autoria do vereador Dr. Frederico, que institui a Semana Municipal de Cuidados com o Coração e Prevenção à Doenças Cardíacas em Muriaé. A data será comemorada na última semana do mês de setembro de cada ano, concomitantemente à 29 de setembro, considerado o Dia Mundial do Coração.
Neste período ficará o Poder Executivo e secretarias a responsabilidade de desenvolver campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos à saúde do coração.
O projeto prevê ainda que profissionais com conhecimentos específicos em áreas relativas à questão, poderão ser convidados a participar da definição dos procedimentos informativos, educativos e organizativos relativos à Semana, podendo serem celebradas parcerias com universidades e/ou entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre as doenças cardiovasculares e o aprimoramento do atendimento em situações de emergência.
Em sua justificativa, o autor informa que “pesquisas do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, mostram que a letalidade das doenças cardiovasculares é seis vezes maior que a da AIDS. São 300 mil pessoas morrendo ao ano, cerca de 820 por dia no país. Os dados demonstram que dos brasileiros que têm parada cardíaca fora hospitais, 97% morrem, antes dos cinco minutos de atendimento emergencial. O controle do peso, exercícios regulares e nutrição saudável são algumas das normas médicas sugeridas pela Federação Mundial do Coração, que tem como objetivo ajudar pessoas do mundo inteiro a se conscientizarem sobre a saúde do coração. Muitas pessoas chegam a relacionar fatos, como por exemplo, da persistência do colesterol alto ao risco de um infarto ou derrame e quando procuram pelo médico para conversar, já é tarde, e o perigo pode estar instalado com gravidade”. Por isso, o médico cardiologista Dr. Frederico defende que “a realização desta Semana com diversas atividades distintas vai levar informação, conscientização à população, incentivando a prevenção que é o melhor caminho a ser seguido frente às doenças, principalmente as do coração”.