Em uma noite especial realizado no Complexo do Cristo a Câmara Municipal realizou a primeira entrega da Medalha Prefeitura José Braz, honraria definida por meio da Lei Municipal Nº 6.547/2022 para ser outorgada a pessoas físicas ou jurídicas que promovem o desenvolvimento no Município.
As indicações passam a ser realizadas a partir deste ano, conforme estipulado na Lei de autoria do Vereador Christian Tanus Bahia.
As pessoas que serão homenageadas foram a viúva do patrono da homenagem, Lédia Tanus Braz, assim como Adélia Maria Braz Tambasco, Bráulio José Tanus Braz, Cezar Augusto Bianchi Botaro, Daniela Braz Tambasco Mendes, Edivar Pereira de Almeida, Elizabeth Mendonça Braz, Eloy José Mendonça Braz, Evandro Hassen Freire, Eveline Castro do Amaral, Glauco do Amaral Braz, João Batista Dias, José Francisco Fintelman, prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira, Maria Amélia Queiroz Xaia, Rafael Sousa Braz, Renzo do Amaral Braz e Rose Duarte de Souza.
O ex-deputado estadual Braulio Braz falou em nome dos homenageados agradecendo em nome da família a homenagem ao pai, José Braz.
Dr. Marcos Guarino, prefeito de Muriaé, falou em seu discurso sobre a amizade, lealdade e companheirismo, lembrando que "A amizade e a lealdade são dois pilares fundamentais nas relações humanas, construindo laços fortes e significativos entre as pessoas. A amizade é um vínculo especial que nasce da afinidade, do respeito e da confiança mútua. Ela é a base sobre a qual a lealdade se ergue, tornando-se um compromisso inabalável de apoio e fidelidade, independentemente das circunstâncias. O Senhor JOSÉ BRAZ e eu tínhamos muitas afinidades e nos conhecíamos a anos. Quando se tornou prefeito em 2005 me fez um convite para que assumisse a secretaria municipal de Saúde. Aceitei o convite e promovi mudanças necessárias, criamos programas e mudamos o rumo de como era ofertado o serviço na cidade. Reeleito, e confiando na nossa proposta de servir a população, sem tirar proveito próprio, fomos convidados a permanecer no cargo. Foram oito anos efetivos à frente desta secretaria. Oito anos após deixar a prefeitura, me convidou para seguir juntos, desta vez como vice-prefeito na chapa vencedora em 2020. Eu poderia ser apenas mais uma vez, ser o vice-prefeito de Muriaé. Mas, sabedor do meu conhecimento e minha maneira de trabalhar pela cidade e por nossa gente, me convocou para assumir a Secretaria Municipal de Saúde pela terceira vez. Aceitei não um desafio, mas uma sina de vocação, a qual me sinto bem em poder ajudar nosso povo. Bom lembrar que a Secretaria de Saúde tem o segundo maior orçamento do Poder Executivo e um enorme serviço a ser realizado. Isso é confiança. Isso é lealdade. Isso é sinceridade e determinação. Sempre tive na pessoa do ex-prefeito José Braz grande admiração. Primeiro por ser um empresário dinâmico, um visionário, um vencedor. Um homem de família e muriaeense apaixonado por nossa cidade. Pelo que conquistou poderia escolher qualquer cidade, seja litorânea, seja capital para viver. Mas, aqui ele fez sua vida e criou sua família. Aqui ele tinha vários amigos e, dentre eles, posso dizer que eu fui um deles. Nossa amizade era verdadeira e não foi construída em um gabinete político. Frequentei sua casa e convivi com seus familiares. Isto é amizade, não oportunismo. Então, neste dia, em que recebo esta comenda, tenho a certeza de que meu amigo, “Zé Braz” está vivo em minha mente e, escutar seus conselhos e orientações puderam fazer da minha gestão à frente do município, o melhor papel que eu poderia realizar. Obrigado ao Dr. Frederico Faria pela indicação. Aos vereadores por criarem esta comenda e aos familiares do “Senhor José Braz”, por saberem que falo de coração aberto que a amizade era verdadeira, leal e de afinidade".
O autor da lei, vereador Cristhian Tanus Bahia, falou sobre a importância de josé Braz em Muriaé e seu amor pela cidade.