A Prefeitura de Muriaé realizou no plenário da Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira,10 de outubro, a Audiência Pública sobre o Plano de Contingência para Enfrentamento de Desastre Natural e Enchentes em Muriaé 2023/2024 realizado pela Prefeitura de Muriaé e todas secretarias e departamentos.
Esta Audiência serve para colher dados e informações, tanto das secretarias municipais quanto da sociedade, com o objetivo de Elaborar Planos de Ação para cada risco analisado e qualificado, quanto mais detalhados serão possíveis alcançar respostas rápidas e evitar danos e prejuízos.
A secretária de Governo, Vanderléia Castro, comandou os trabalhos que contou com a presença do coordenador da Defesa Civil do município, leandro Cunha. A Mesa diretora ainda contou com as presenças dos vereadores Miriam Facchini e Anderson da Caixa e o cap/PM Nelson.
Estavam presentes ainda os vereadores Evandro Cheroso, Cristian Tanus Bahia, Valdinei Lacerda e Reginaldo Roriz, assim como o comandante do Corpo de Bombeiros, ten/BBM Dornelas e a sgt/BBM Juliana; os policiais militares ten/PM Reinaldo Laviola, sgt/PM Kuiz Alves e o cabo/PM Leandro Santos; Zé Nenzim, presidente da Feama e representantes de alguns bairros da cidade.
Leandro Cunha fez uma explanação sobre o trabalho realizado nas últimas catastrofes ambientais no município e as ações que nortearão o trabalho de prevenção de amenização de danos que venham a ocorrer.
O objetivo do evento foi favorecer o amplo conhecimento e o debate a respeito dos detalhes presentes no texto do novo plano de contingência, que servirá para nortear as ações da Defesa Civil e dos demais órgãos municipais envolvidos no enfrentamento de enchentes, chuvas de granizo, deslizamentos ou outras situações naturais, climáticas ou produzidas pela ação humana.
Além do enfrentamento durante a crise, o novo plano abrange a atuação do município na prevenção desses episódios, por meio da parceria da Defesa Civil de Cachoeiro com as redes municipal e estadual de Educação, associações de moradores dos bairros e templos religiosos, na orientação de medidas preventivas para a população.
Maurício José, adjunto da secretaria municipal de Obras, explicou os trabalhos realizados para o enfrentamento em sua pasta. João Ciribeli, diretor de Operações do Demsur, explicou sobre as ações e programas do departamento no combate a enchentes e o que ocorre diariamente.
Mayara Lanusse, referência técnica na secretaria de Desenvolvimento Social explicou a divisão em equipes e os trabalhos da pasta para o enfrentamento e crises.
Fabrine Reis, da secretaria de Saúde, explicou os projetos e programas e como serão os trabalhos. Inclusive a auisição de um barco para a pasta para que possa atender moradores ilhadas em caso de cheias do rio Muriaé.
Gilberto Bonato Filho, secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, explicou as ações que ocorrem durante o ano, a autorização para plantações de árvores, corte e podas de árvores quando necessário para evitar danos estrutuirais em ruas e avenidas.
Amaury Guarçoni, secretaria de Agricultura, explicou as novas medidas para construção de pontes e manilhamento, assim como benefícios em estradas e vias e os planos de ação em caso de emergência.
O assessor parlamentar Carlos Eduardo (Cadu) disse que o deputado Reginaldo Lopes está empenhado em conseguir recursos e aprovação de projetos para prevenção de desastres naturais em Muriaé.
Sandro Alves, da Associação de Moradores da Barra, fez ponderações sobre as enchentes que ocorrem no bairro a cada ano.Maria da consolação (Sula) Lima, bairro Gaspar, pediu explicações sobre ações municipais e pediu atenção e cuidado em períodos de chuva.
Jeferson Voz, bairro Joanópolis, pediu que a prefeitura dê atenção a ruas e avenidas do bairro que sofrem constantemente com deslizamentos e quedas de árvores.
“Além de estarmos preparados quando a crise chegar, a Defesa Civil trabalha, permanentemente, na prevenção desses desastres, por meio da execução de vistorias em áreas de risco e orientação aos moradores”, explicou Vanderléia Castro ao final da audiência.
Esta Audiência Pública está prevista na LEI Nº 6.321/ 2022 onde, em seu Art. 1º determina que o Poder Executivo fica responsável por apresentar ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento às consequências das chuvas no Município de Muriaé.
O Órgão Colegiado de Proteção e Defesa Civil possui articulação institucionalizada com todos os órgãos públicos municipais, coordenados para emprestar suas competências nas atividades de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação nos desastres potenciais ou acontecidos em Muriaé. Explicado este ponto damos por encerrada esta Audiência pública sobre o enfrentamento de Desastre Natural e Enchentes em Muriaé 2023/2024.