Fotografias: Everton (Fundarte)
O Dia da independência do Brasil, 07 de setembro, foi comemorado em um Desfile Cívico que começou com o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal com o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Sociedade Musical União dos Artistas.
Em seguida aconteceu o pronunciamento do prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino de Oliveira acompanhado da primeira-dama, Tatiana Rangel Viana, secretária municipal de Direitos Humanos.
Também estavam o comandante do Tiro de Guerra, ten/EB Estanislau, o comandante da 47º BPM/MG, ten-cel/PM Mauro Lúcio da Silva Júnior; do comandante do Corpo de Bombeiro, Ten/BBM Dornellas e o delegado regional Alessandro da Matta.
Ainda secretários municipais, diretores da Fundarte e Demuttran, assim como presidente da Feama, Zé Nenzim, da Academia de Letras e Artes de Muriaé, Natalino da Silva, dentre outros.
Na sequência aconteceu a apresentação do grupamento representativo da Polícia Militar de Muriaé, sob o comando do Major/PM Sandro Josefino da Silva. A Polícia Militar de Minas Gerais tem por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de Minas Gerais. Atualmente, se faz presente nos 853 municípios e 250 distritos do Estado.
Considerado o Guardião da Divisa, o Quadragésimo Sétimo Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais foi instalado no dia 27 de abril de 2007 na cidade de Muriaé atuando em mais 17 municípios da região. A unidade foi criada em razão das importantes rodovias que perpassam Muriaé e de sua localização territorial limítrofe aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Diante da necessidade de intensificar o policiamento até então realizado pela 76ª Companhia PM Especial, pertencente à época, ao 21º BPM de Ubá, Muriaé foi escolhida para sediar a unidade que tem por responsabilidade territorial uma extensa área da Zona da Mata mineira. Hoje o batalhão tem sob sua subordinação, as seguintes companhias: 76ª Companhia de Polícia Militar com sede em Muriaé; a 75ª Companhia de Polícia Militar com sede em Carangola e a 97ª Companhia Tático Móvel com sede também em Muriaé.
O grupamento representativo que é composto por militares das companhias operacionais e da administração do batalhão.
A Companhia de desfile é comandada pelo Capitão Nelson e representa os diversos serviços do Policiamento Ostensivo Geral empregados na cidade de Muriaé. O Pelotão de desfile é comandado pelo 1º Ten Gabriel Aredes.
Compõem o grupamento representativo motorizado da Polícia Militar: Viatura do Comandante do grupamento representativo, 1º Ten PM Adnilson José Amaral Peixoto; Micro ônibus equipado para atendimento da população, utilização em eventos e videomonitoramento. Viaturas de radiopatrulhamento, utilizadas no Policiamento Ostensivo Geral, para o atendimento de ocorrências e em ações preventivas. Viatura do patrulhamento escolar e PROERD utilizada para os programas voltados a segurança na comunidade escolar. Viaturas utilizadas no Patrulha Rural e Viatura do Grupamento de Meio Ambiente.
Ainda viaturas da Companhia Tático Móvel, que tem como missão o recobrimento às equipes de radiopatrulhamento e a repressão qualificada à criminalidade violenta, motocicletas do GepMor que objetiva realizar a repressão qualificada com maior agilidade nos deslocamentos.
Militares do grupamento de Ronda Ostensiva com Cães e da Companhia Tático Móvel responsáveis pela repressão qualificada em ocorrências de maior complexidade.
No dia dezessete de fevereiro de dois mil e seis, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou o então oitavo Pelotão de Bombeiros Militar em Muriaé, hoje denominado Segundo Pelotão de Bombeiros Militar. A fração hoje é comandada pelo Primeiro Tenente BM Jorge Dornellas dos Santos Júnior e pertence à articulação do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar, possui sob sua responsabilidade dezesseis municípios circunvizinhos a cidade de Muriaé. O Pelotão teve sua construção iniciada em oito de março de dois mil e cinco, localizada no bairro da Gávea, um ponto estratégico da cidade que facilita o acesso aos demais bairros e o rápido deslocamento para as rodovias que cortam o município.
O Segundo Pelotão de Bombeiros possui uma moderna estrutura, que oferece conforto aos militares e praticidade em suas instalações físicas, mobiliários, material de escritório, recurso multimídia, entre outras questões logísticas. Na sede do 2º Pelotão de Bombeiros, também hoje está em funcionamento a base do SAMU e a Defesa Civil Municipal. Conta hoje, com um efetivo de 32 militares e sete viaturas, sendo: Uma Viatura Auto Bomba Tanque Salvamento: Veículo utilizado em multimissão, adaptado para o salvamento de vítimas nas mais diversas categorias de eventos, que atende às funções de bombeiro militar em operações de combate a incêndios e salvamentos. Agrega ampla capacidade para armazenamento de materiais acessórios, destinados a operações de resgate e salvamentos.
Uma Viatura de Salvamento: Veículo de porte médio com cabine dupla, destinado ao transporte de militares e materiais para operações de Busca e Salvamento.
Uma Viatura de Resgate: Veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestarem os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.
Uma Moto: Veículo de apoio às operações de resgate, com rápido deslocamento em grandes cidades, Servindo como primeiro atendimento às vítimas que necessitam da Unidade de Resgate.
Três Viaturas de Vistoria e Prevenção, barcos e equipamentos para atender ao município de Muriaé e região.
Ao Corpo de Bombeiros Militar cabe à coordenação e a execução das ações de defesa civil, a prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.
E, desse modo, segue-se a vida desses “Homens do Fogo” que não deixam o desânimo abater-se sobre o moral e, apesar do sacrifício de deixar em casa pais, mães, esposas, esposos, filhos e filhas, estão sempre firmes no propósito de ser “o Amigo Certo nas Horas Incertas”.
Viaturas que atuam na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que compõe o 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora e é chefiada pelo Delegado-Geral, Dr. Alessandro Amaro da Matta. É composta por seis Delegacias em Comarcas, uma Delegacia de Município, além da SEDE, as quais atendem juntas 18 Municípios e seus distritos.
Em Muriaé, está a SEDE da Delegacia Regional, que conta com as Delegacias Especializadas, Perícia Criminal, Posto de Identificação, Posto do Instituto Médico Legal e Ciretran.
A 4ª Delegacia Regional representa a Polícia Civil de Minas Gerais na região, com a missão de realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz, através de seu exercício de polícia judiciária, visando impactar na redução da criminalidade, integrando a gestão coletiva da segurança pública e justiça criminal.
O Tiro de Guerra 04-016 foi criado na cidade de Muriaé-MG, no ano de 1946, através do Decreto Lei nº 9.500 de 26 Jun 1946, com a denominação de TG 099 Escola de Instrução Militar. A partir de 1972, recebeu o prefixo Nr 04 o qual indica que o TG pertence à 4ª Região Militar (04-099). E, em 1979, passou a denominar-se Tiro de Guerra 04-016. Ainda em março de 2020, foi determinada, por ordem do comando da 4ª RM, a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia causada pelo Covid–19. Em março de 2007, em mais uma mudança, a Sede do TG passou a funcionar na Rua Antônio Frederico Ozanan, S/Nr, bairro Barra, em instalações alugadas num contrato de aluguel firmado entre a Prefeitura de Muriaé e CEFAS (Centro de Formação e Ascensão Social). Essa mudança ocorreu em virtude do antigo local ter passado por uma forte enchente. Atualmente existe a previsão da construção de uma nova sede.
Tivemos o desfile da Fundarte, suas escolas de Arte (Artes Visuais, Audiovisual, Teatro, Dança e Música) e seu Departamento de Esportes. Alunos das Escolas de Arte que estudam e produzem diferentes emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico. As Escolas hoje são Coordenadas por Fernanda de Paula.
A Escola Municipal de Música Leonel Vargas foi oficialmente criada no ano de 1994. Conta hoje com aproximadamente 300 alunos de todas as faixas etárias. Oferece Cursos Básicos de Violão, Teclado e Instrumento de Sopro, além de diversas Oficinas, através de uma metodologia abrangente que envolve elementos de apreciação musical, princípios teóricos, prática de conjunto e canto coral. A Escola Municipal de Música Leonel Vargas tem sua origem na Banda Sociedade União dos Artistas. Apresenta, hoje, como repertório a música “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, de Tim Maia. Hoje atuam na escola os professores Renata Machado Roriz, Marcelo Lopes, Tatiana Carvalho, Edmilson Elpes, Gildson Cerqueira, Sandra Leite, Alyson Borges e Laura Pedrosa.
Fundada no ano de 2006, a Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon desenvolve em seus alunos o gosto pela história das artes, promovendo o contato com técnicas artísticas, em especial na área do desenho e da pintura. Oferece Oficinas Infantis e o Curso Básico de Artes Visuais. Conta com aproximadamente 80 alunos. A escola funciona no Grande Hotel Muriaé e promove Mostras Coletivas de Trabalhos de seus alunos e as Exposições “Pequenos Artistas, Grandes Expressões”, com destaque para as obras dos alunos formandos do Curso Básico. Na escola hoje atuam o coordenador Márcio Barbosa e com os professores Pedro Gabeto e Iranete Pereira da Matta.
A Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla foi criada em 2011. Desde sua abertura a escola vem capacitando centenas de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área do Audiovisual, oferecendo o Curso Básico de Produção Audiovisual. Hoje possui aproximadamente 70 alunos que se dedicam à produção de curtas-metragens, documentários, clips musicais, dentre outros produtos audiovisuais. O coordenador da Escola de Audiovisual é Márcio Barbosa e o professor é Fabiano Moreira.
A Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca tornou-se referência cultural em nosso município. Produz mostras criativas e espetáculos autorais, atraindo e formando grande público para a arte da dança. Com mais de 200 alunos, oferece as modalidades Baby Class, Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. A Coordenadora da Escola de Dança é Kathielle Rodrigues e as professoras são Ana Lídia Ferreira e Janaína Frade.
A Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra iniciou suas atividades em 2005 e funciona junto às dependências da Biblioteca Municipal e do Teatro Gregório de Matos Guerra. Oferece oficinas lúdicas para crianças e jovens, além do Curso Básico de Teatro, contando, hoje, com aproximadamente 85 alunos. O Coordenador da Escola de Teatro é Hebert de Souza Rodrigues e o professor é William Francisco de Paulo.
Escola Municipal de Esporte, (Aulas: Futsal, basquetebol, Natação, Voleibol, Vôlei de Praia, Futebol de Campo: Infanto Juvenil até 17 anos) e Hidroginástica.
Atendemos uma media de 600 alunos de toda cidade e distrito de Muriaé de segunda a sábado.
Realizamos os tradicionais eventos esportivos de nossa cidade: Open de parapente; Corridas e Campeonatos: Futsal, Futebol, Capoeira, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Taekwondo, Jiu-jitsu, MMA, Muay-thay, Peteca, Bocha, Bicicross, BMX, Motocross, Skate, Caminhadas, Escaladas, Karate, Xadrez, Montanbike, dentre outros.
Também realiza os Jogos Estudantis de Muriaé, Micro-regional (jogos estudantis de Minas Gerais).
Na avenida, a banda Marcial de Muriaé, carinhosamente conhecida por Fanfarra Maestro Anísio fez bonito. A Banda Marcial Muriaé nasceu no início de 2016, oriunda da Fanfarra da Escola Municipal Gilberto José Tânus Braz, com objetivo de resgatar o auge dos áureos anos 70/80 das bandas e fanfarras de Muriaé e abrir oportunidade músico cultural a toda família muriaeense, independente de raça, religião, política e qualquer outra situação socioeconômica.
Este ano de 2023 a banda se apresenta modestamente, com pouco mais de 30 integrantes, entre eles, alunos e ex alunos de várias escolas e faculdade, principalmente da Gilberto Braz, percussionistas da Escola de Samba do Santa Terezinha e de músicos profissionais.
Pelo fato de ter ficado inativa por mais de 3 anos, ela volta para resgatar uma antiga tradição de nossa cidade e atualmente é parte primordial da Associação Musical Escola Lira São Tarcísio onde todo e qualquer cidadão de nossa Muriaé poderá estudar música gratuitamente e se tornar um músico profissional. A Banda Marcial Muriaé e a Escola Lira São Tarcísio agradecem o apoio da Prefeitura Municipal, em especial ao prefeito Dr. Marcos Guarino, a Secretaria de Educação, Cristina Navarro e a Fundarte na pessoa da diretora-geral, Wânia Muhad e a todos aqui presentes.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, conduzida pela secretária Vanessa Magalhães Azeredo é o órgão gestor da política municipal de assistência social. Funcionando no Bairro Safira, esta secretaria é responsável por lidar com questões relacionadas à assistência social, inclusão, combate à pobreza, promoção da igualdade, proteção dos direitos das crianças e adolescentes, atenção a idosos, pessoas com deficiência, entre outros grupos em situação de vulnerabilidade. Para isso, têm em seu órgão gestor o Departamento de Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira, o Departamento de Gestão de Benefício de Transferência de Renda, a Secretaria-Executiva de Controle Social, o Departamento de Vigilância Socioassistencial, Divisão de Habitação de Interesse Social, Departamento de Imprensa e Comunicação e é ainda, subdividida com o Serviço de Proteção Social Básica e o Serviço de Proteção Social Especial, prestando também apoio ao Conselho Tutelar.
A rede socioassistencial do município é composta por 8 Centro de Referência da Assistência Social, Núcleo de Atendimento à Assistência Social, Núcleo de Atendimento à Inclusão Social, Cozinha Comunitária, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro Pop, Centro Dia, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Casa da Mulher e 3 unidades de acolhimento, sendo elas na modalidade Casa Acolhedora, Casa Lar e República.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é, portanto, um órgão de extrema importância para planejar e garantir efetividade na execução de políticas sociais e na garantia de direitos.
Projeto Enézio; o programa Integração AABB Comunidade é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Federação Nacional das AABBs (FENABB) e a Fundação Banco do Brasil. O programa é oferecido para crianças de 6 a 14 anos, buscando promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, prioritariamente, de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de ações educacionais que favoreçam a mobilização de competências e fomentem a cultura digital, para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Atendendo assim, os bairros Aeroporto, Gaspar, Marambaia, Padre Thiago, Inconfidência, no quantitativo de 111 crianças.
O Projeto Bola Pra Frente está referenciado ao CRAS Santa Terezinha, e tem por objetivo proporcionar, através da prática desportiva na modalidade de futebol, o desenvolvimento integral do usuário. Bem como, sua formação para o exercício da cidadania, prática do lazer e o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, memória, percepção, estimulando também protagonismo e o sentimento de pertencimento. O projeto é executado três vezes por semana no campo do operário e o público atendido são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Atualmente participam 143 crianças, sendo 119 do sexo masculino e 24 do sexo feminino, sendo a maioria pertencente ao bairro Santa Terezinha.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase na oficina de capoeira.
O serviço tem por objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Com isso, as oficinas de capoeira consistem em promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes com ênfase na formação da cidadania, através do conhecimento cultural da arte da capoeira, desenvolvendo habilidade, criatividade e inclusão social. O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e pessoas idosas acima de 60 anos. As oficinas de capoeira são realizadas nos CRAS, sendo eles, CRAS Aeroporto, CRAS Barra, CRAS Belisário, CRAS Vermelho, CRAS Itamuri, CRAS São Joaquim, CRAS Santa Terezinha e Dornelas II, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Centro-DIA é um serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS, para pessoas com deficiência e seus familiares. Sendo elas: intelectual, múltipla, física, auditiva, visual e autismo, com idade de 18 à 59 anos. Atua na promoção da qualidade de vida, na proteção e garantia de direitos e no desenvolvimento da autonomia, independência e participação social. Atende atualmente 51 usuários e funciona em parceria com a Apae de Muriaé, no bairro Cerâmica.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos funciona na praça João Pinheiro, e o público-alvo são pessoas idosas a partir de 60 anos. O funcionamento do serviço acontece todos os dias da semana contando com oficinas de dança, ginástica, capoeira, pintura, artesanato, rodas de conversa entre outros.
Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades, assegurando espaço de encontro que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário.
Contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, desenvolvendo potencialidades e propiciando vivências. Atualmente, o serviço atende em média 486 idosos cadastrados e cerca de 210 idosos participantes das oficinas diárias.
O Projeto Enézio acontece no bairro Gaspar e é uma iniciativa da moradora Maria Aparecida Roque da Silva. A iniciativa surge como um instrumento de transformação social e como elemento de formação cidadã, que através de ações educativas, culturais e da prática esportiva com foco na modalidade futebol, busca garantir o fortalecimento de vínculo entre a comunidade e promover valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito. Contando com o suporte de voluntários, apoiadores e de toda a comunidade, o Projeto Enézio atende, atualmente, 60 crianças e jovens entre 5 a 15 anos. O comprometimento e entusiasmo têm sido a marca registrada do projeto.
A Ordem Demolay é patrocinada pela Maçonaria e foi criado em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, quando o mesmo recebeu um jovem orfão de pai e precisava de ajudar à sua mãe a manter a casa. Após ver que a experiência deu certo, seu pupilo chamou mais 8 jovens para fundar um clube de jovens para ensiná-los as boas maneiras e decidiram homenagear Jacques DeMolay, o último Grão-Mestre dos Cavalheiros Templários, por sua grande lealdade aos irmãos de guerra até o último segundo de sua vida.
Mas foi somente em 1980 que a Ordem chegou ao Brasil, por meio do maçom Alberto Mansur.
Nossa Ordem tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas, educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Toda vez que nos reunimos em nosso Capítulo, lembramos de nosso juramento e de nossas virtudes que guiam para as melhores maneiras, dentre elas está o amor a pátria e a família.
O Clube dos Aventureiros é um investimento hoje, mas o resultado e para o futuro. O programa está apoiado no tripé: Família, Escola, Igreja e voltado para crianças de 6 a 9 anos. A Missão é unir pais e filhos fortalecendo os laços familiares. O objetivo é desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social dos meninos e meninas. O Clube apresenta 4 classes: 6 anos – Abelhinhas Laboriosas. 7 anos – Luminares; 8 anos – Edificadores e 9 anos – Mãos Ajudadoras.
Ser aventureiro mostra que Deus ainda não desistiu da humanidade. O Aventureiro e curioso com o mundo, com as pessoas, e consigo mesmo e principalmente com Deus. A criança Aventureiro e um puro desafio, a procura de heróis, modelos e sonhos.
O Clube de Aventureiro em Muriaé foi fundado em 1994. Situado na Rua Dr. Clóvis de Aquino, número 222, bairro Cel. Izalino perto da Casa de Saúde. O Clube chama Arco Iris.
Diretora: Rivalda. Diretores Associados: Márcio Paiva e Elizete. Conselheiras, Capelas, Tesoureira.
Mas, o Amor pelas crianças são tão fortes que no Bairro Santa Terezinha também temos um Clube.
Chama se Clube Pequenos Vencedores, com a Direção da Silvana. Diretores Associados; Maria Aparecida e Samara. O Clube Pequenos Vencedores foi fundado em 2007. Crianças, venham fazer parte desse Grande Clube. Esperamos vocês e suas famílias.
O Clube de desbravadores, instituição social e recreativa patrocinada pela igreja Adventista do Sétimo Dia, visa ao desenvolvimento físico, social e espiritual de juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos, sendo uma organização mundial com mais de 2 milhões de desbravadores em todo mundo, presente em mais de 167 países.
As reuniões ocorrem semanalmente aos domingos, das 8h30min às 11h30min. A Banda Marcial Bernadete Carneiro encerrou o desfile neste 7 de setembro. Conhecida por Fanfarra Bernadete Carneiro. Ela nasceu do sonho que Bernadete Carneiro Garcia possuía de reunir jovens em um projeto de música, Em 2009 através da iniciativa de seus familiares e amigos tornaram o seu sonho, realidade. Um projeto de música, onde os jovens aprendiam violão, flauta e cavaquinho, com professores voluntários. Com o desenvolvimento e a paixão pela música, o projeto foi crescendo e se tornou uma Banda, cerca de 50 instrumentos foram doados pela família de Bernadete Carneiro. Nossos integrantes são compostos por gerações familiares, jovens, adultos e crianças. Com o orgulho de todos os seus voluntários e participantes a banda caminha há 14 anos levando alegria, harmonia e principalmente amor pela música.