Dentro Da 66ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Muriaé aconteceu a 1ª Exposição Estadual de Aquicultura organizada pelos Produtores da Região de Muriaé. Polo este que foi reconhecido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Lei 22.111/16, compreendido pelos municípios de Patrocínio do Muriaé, Vieiras, Eugenópolis, Miradouro, Barão do Monte Alto, Muriaé, Rosário da Limeira e São Francisco do Glória.
A solenidade de premiação aos produtores foi presidida pelo prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino; pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes; o presidente do Sindicato Rural de Muriaé, Altomirando Viegas; a diretora-presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares; do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes; pelo parceiro desta 66ª ExpôMuriaé, Laoni Cunha, gerente de Desenvolvimento Regional na Sicredi Botucarai; ainda pelo coordenador técnico regional de pecuária da Emater, Rodrigo Couto e pelo presidente da Associação dos Aquicultores e Empresas Exportadoras de Peixe de Minas Gerais, Jorge Vieira Barbosa.
PRESENÇAS ILUSTRES
Também estavam presentes na solenidade os prefeitos municipais de Barão do Monte Alto, Fábio Soares; de Carabgola, Silas Vieira; Pedra Dourada, Fagner Ferreira Veiga; Rosário da Limeira, José maria Pinto; São Francisco do Glória, Walace Pedrosa e Vieiras, Ricardo Celes. Também os secretários municipais de Agricultura de Miradouro, Vieiras, Patrocínio de Muriaé, São Francisco do Glória e Fernando levati (de Muriaé).
Carlos Eduardo/Cadu, assessor do deputado federal Reginaldo Lopes; Wesley Souza, assessor parlamentar da ALMG; Goldstan da Mata, vice-prefeito de Patrocínio do Muriaé; Eduardo Lage, coordenador estadual do programa de Aquicultura; consultores técnicos da Seapa, Frederico Ozanan, Marcelo Assano e Bruno Queiroz, servidores do sistema Seapa: Epamig, Emater e Ima; Antonio Rocha, representando o Sebrae e a coordenadora da Câmara técnica da Seapa, Cristina Fontes.
Estado Produtor de Peixe Ornamental
Minas Gerais é responsável por 70% da produção nacional de peixes ornamentais. Aqui na região de Muriaé, um conjunto de oito municípios compõe o polo produtor desses animais.
Por esta razão, o sucesso alcançado nesta 1ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental. Essa cadeia produtiva movimenta mais de R$ 10 milhões ao ano e é uma atividade que tem características peculiares, bem diferentes das produções tradicionais da pecuária e agricultura.
Produtores de Peixe Betta campeões
Os vencedores do 1º Concurso do Peixe Beta do Polo de Excelência na Produção de Peixes Ornamentais da Zona da Mata, do qual participaram mais de 200 animais foram conhecidos na solenidade.
No final de semana a Mostra recebeu a equipe coordenada por Wilson Viana, professor de biologia e zoologia, gestor do Centro de Estudos de Aquariofilia e presidente da Associação dos Produtores de Peixes Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro. Sete criadores deste peixe, atuaram como fiscais. Dentre eles estavam médico veterinário, biólogo e estudantes que fizeram a análise dos mais de 200 animais expostos.
Ao final da análise ficaram como grandes vencedores produtores da cidade de Patrocínio de Muriaé.
3º Lugar
A produtora Taynara de Barros Rosa recebeu a homenagem do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes e do presidente da Associação Peixe MG, Jorge Vieira.
2º Lugar
O produtor Leone Castilho recebeu o troféu das mãos da presidente da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) - Nilda de Fátima Ferreira Soares e o presidente do Sindicato Rural, Altomirando Viegas.
1º Lugar
O grande campeão desta primeira edição foi o produtor João Batista Santana que recebeu a premiação das mãos do secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, e do prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino.