Este ano o Carnaval de Muriaé será agitado pelos desfiles das Escolas de Samba da cidade, Shows e Matinê nos dias 10 e 11 de fevereiro na praça João Pinheiro.
Os foliões pisarão forte naquela que é a maior festa popular do Brasil. A Prefeitura de Muriaé e a Fundarte prepararam uma programação especial que começará às 19h30 com a abertura oficial neste dia 10 e com show do grupo Lance Legal.
O desfile das Escolas de Samba vai começar às 21h30 com a GRES Santa Terezinha e, às 22h30 será a vez do desfile da Escola de Samba Marambloco.
No sábado, 11 de fevereiro, a matinê da praça João Pinheiro vai começar às 09h com a Banda Street Jazz.
Às 21h tem desfile das escolas com o GRES São Joaquim abrindo a segunda noite. Às 22h será a vez da Escola de Samba Papagaio Aeroporto e, às 23 horas, fechando o desfile de ruas será a Escola de Samba Canarinho, do Planalto.
Temas das Escolas do Carnamur 2023
Grêmio Recreativo Unidos do Santa Terezinha
Esse ano o enredo é “Respeitável público, o show vai começar, abrem-se as cortinas que o Santa Terezinha vai passar”. A escola traz para a avenida um grande circo que homenageia duas personalidades da comunidade: os palhaços Chorelly e Chicletão.
A escola vem com dois carros alegóricos, sete componentes na comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, quatro alas de adultos, duas de crianças, 60 componentes na bateria, rainha de bateria, madrinha de bateria, musa, baianas e alas de passistas.
O Grêmio Recreativo Unidos do Santa Terezinha cria um verdadeiro picadeiro na avenida com palhaços, malabaristas, domadores, bandinhas e bailarinas.
Escola de Samba Acadêmicos do Marambloco
A Escola de Samba Acadêmicos do Marambloco traz como tema "Homenagem a Minas Gerais" nas vozes de Xande, Nadine e Adryan e composição de Reginaldo Calixto, Junielly Ivina e William Abdon. Trajando suas cores vermelha, azul e branca, vai apresentar dois carros alegóricos, rainha da bateria, madrinha da bateria, seis destaques e duas musas.
Fundada em 2010, a Escola tem 13 anos de existência e possui o mesmo presidente desde então, prometendo brilhar e alegrar a todo o público presente, com muito brilho, samba e harmonia.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos São Joaquim
Neste ano a escola trará para o Carnaval o enredo “Sangue negro, indígena, no céu do meu, do seu, do nosso Brasil”, em referência à vida dos indígenas mostrando que onde se planta, tudo cresce.
Quando o Brasil foi descoberto, habitavam aqui várias tribos indígenas. Os colonizadores encontraram vários frutos e ouro numa verdadeira odisseia fascinante. Com a chegada dos escravos da África, incorporou ao País várias tradições e reinados, construindo uma realeza quilombola no qual destacavam: Zumbi, Dandara, Luisa Marin e Maria Felipe que lutavam pela da liberdade de seu povo.
Escola de Samba do Papagaio Aeroporto
Uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade chega na avenida com o tema “Mulheres da Comunidade: Força, resistência e coragem”, tendo como intérprete e compositor Gilson Ribeiro Maia, encantando os foliões com as cores verde e laranja. Apresenta dois carros alegóricos, comissão de frente, cinco alas temáticas, rainha da bateria, duas musas e ainda três destaques.
Escola de Samba Canarinho do Planalto
Com o enredo do “Oiapoque ao Chuí” a escola vem para a passarela mostrar as riquezas brasileiras trazendo cinco alas, comissão de frente, alas das crianças, dos adolescentes, passista, bateria e baianas e ainda três destaques.