A Diocese de Leopoldina e o Instituto dos Servos da Divina Misericórdia firmaram um convênio para o cuidado pastoral das instituições vinculadas ao Hospital do Câncer de Muriaé. Desde 2003 a Igreja particular de Leopoldina presta assistência designando um sacerdote diocesano para o atendimento espiritual e religioso no Hospital do Câncer, ajudando as famílias nos momentos difíceis do período de internação.
Até então os padres Marcelo Sérgio Barros e Reginaldo Celidônio, pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizavam esse trabalho de amparo, além de presidirem missas na Igreja Nossa Senhora do Divino Pranto e na Capela Nossa Senhora de Fátima, anexas ao hospital.
Pe. Marcelo Sérgio Barrros leu o decreto de nomeação do Pe. Bernardo
Canonicamente o território paroquial é submetido à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Muriaé, localizada no bairro Barra. Agora, os sacerdotes religiosos do referido instituto prestarão assistência exclusiva a Fundação Cristiano Varella, junto ao hospital do câncer – uma das referências no segmento em toda América do Sul, que acolhe pacientes de diversas regiões do Brasil.
O Instituto dos Servos da Divina Misericórdia tem sede na Fazenda Rio Grande, no Paraná, sendo o superior geral o Pe. Sérgio Shiguer Nishiyama, que indicou ao bispo diocesano a nomeação do Pe. Bernardo do Coração Imaculado de Maria, sdm, como capelão da Fundação Cristiano Varela e Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Divino Pranto de Muriaé.
Pe. Bernardo é o novo capelão da Fundação Cristiano Varela e Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Divino Pranto de Muriaé.
Para bem celebrar o início do ministério dos religiosos do Instituto dos Servos da Divina Misericórdia, dom Edson Oriolo, bispo diocesano, presidiu Solene Celebração Eucarística na noite desta quinta-feira, 01 de dezembro de 2022, na Igreja Nossa Senhora do Divino Pranto, concelebrada pelo novo capelão e reitor, Pe. Bernardo; pelo superior geral do instituto, Pe. Sérgio e por diversos sacerdotes do clero diocesano, como os padre Marcelo Sérgio, Reginaldo Celidônio, Semer Salim, Carlos Roberto Moreira, José Cambraia, Geraldo Chaves.
Também participaram da eucaristia os irmãos religiosos do instituto, bem como aqueles que ajudarão no trabalho missionário. Participaram ainda da Santa Missa o presidente do Conselho Honorário da Fundação Cristiano Varella, o senhor Lael Vieira Varella e seu filho Luciano Ferreira Varella (presidente do Conselho Fiscal), além dos demais familiares, colaboradores da Fundação Cristiano Varella, profissionais da saúde e pacientes.
Em homilia, dom Edson Oriolo falou da expectativa de todos com chegada dos religiosos, que tem uma mística sobre a Divina Misericórdia. “O instituto vem falar da misericórdia, do amor, ternura, carinho, da bondade de Deus. Acolhamos com muito carinho essa comunidade que vai lançar a semente do verbo e em seu apostolado mostrar como Deus é misericordioso”, comentou.
O bispo também fez um agradecimento especial a todos da Fundação Cristiano Varella e do Hospital do Câncer, falando sobre o ‘caminhar juntos’, unindo as realidades do cuidado físico e da alma, bem como o seu significado para a construção de uma vida alicerçada ao Projeto de Deus.
Pe. Bernardo do Coração Imaculado de Maria, sdm
Gustavo Gleison Evangelista Costa nasceu no dia 5 de fevereiro de 1987, na cidade de Recife, estado de Pernambuco. Filho de Eraldo Nito da Costa e Selma Evangelista Costa.
Em 2005, aos 18 anos de idade, entrou no Seminário dos Servos do Coração Imaculado de Maria, em Aracaju-SE, Arquidiocese de Aracaju. Em julho 2007 acompanhou o Pe. Sérgio Shiguer Nishiyama numa experiência, para o início de um novo Instituto Religioso, dos Servos da Divina Misericórdia, na Diocese de São José dos Pinhais, cidade de Fazenda Rio Grande-PR.
Em abril de 2010 o Instituto teve a sua primeira aprovação diocesana e Gustavo iniciou o noviciado canônico, assumindo o nome religioso de Bernardo do Coração Imaculado de Maria.
Em 2011 fez os Primeiros votos religiosos de castidade, pobreza e obediência; fidelidade e obediência ao Santo Padre, ao seu Magistério, no Instituto dos Servos da Divina Misericórdia.
No dia 19 de março de 2014, Solenidade de São José, fez os votos perpétuos. Em 18 de setembro de 2016, no Santuário de Nossa Senhora das Graças, Piên-PR, foi ordenado diácono.
No dia 25 de março 2017, Solenidade da Anunciação do Senhor, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Fazenda Rio Grande-PR, foi ordenado presbítero, por imposição das mãos e oração consecratória de Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de São José dos Pinhais.
No mesmo ano, no dia 11/04, recebeu a Provisão de Vigário Paroquial, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Fazenda Rio Grande-PR. Pouco depois, no dia 26/11, é nomeado administrador paroquial.
No dia 20 de fevereiro de 2019 foi nomeado Pároco da supracida paróquia, atuando por quase dois anos.
No final do ano de 2020, até a presente data, foi morar na Casa Geral, Mãe da Divina Misericórdia, dos Servos da Divina Misericórdia.