Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Beatificação de Isabel Cristina em Barbacena
Notícias Gerais
Publicado em 11/11/2022

Está se aproximando este momento de graças e bênçãos para a Arquidiocese de Mariana e toda a Igreja no Brasil e no mundo: a beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina que acontecerá em Barbacena. Em preparação a esse momento que será realizado no dia 10 de dezembro, às 10h, a Arquidiocese de Mariana divulga a programação completa da cerimônia. Confira:

Isabel Cristina será beatificada em celebração na cidade de Barbacena.

10 de dezembro:

10h: Missa de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, Bairro João Paulo, Barbacena. A celebração será presidida pelo prefeito do Dicastério para a Causa dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.

11 de dezembro:

15h: Missa em Ação de Graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Após a Santa Missa, haverá a transladação dos restos mortais da Beata Isabel Cristina para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, encerrando com o Canto do Te Deum.

Isabel Cristina

Isabel Cristina era uma jovem que tinha uma vida de oração, estudava, namorava e sonhava em ser pediatra para ajudar crianças carentes.  Em julho de 1982, mudou-se para Juiz de Fora para fazer curso pré-vestibular, queria cursar Medicina. Em setembro do mesmo ano, foi atacada por um homem que foi montar um guarda-roupa no apartamento para onde ela havia se mudado com seu irmão, Paulo Roberto.

O homem tentou violentá-la e, como ela resistiu, ele a atacou com uma cadeirada na cabeça, amarrou, amordaçou, rasgou suas roupas e lhe deu 15 facadas, um crime cruel que teve grande repercussão.

Processo de beatificação

O processo de beatificação de Isabel Cristina foi aberto no dia 26 de janeiro de 2001, em Barbacena, ocasião em que ela recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus. Foram oito anos de trabalho, entre coleta de depoimentos e documentos, além da digitação e tradução para o italiano.

O decreto com o reconhecimento papal foi autorizado após o Papa receber em audiência no dia 27 de outubro de 2020, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Marcello Semeraro.

Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação

Comentários