O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta quarta-feira (31/8), com os 12 advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, por meio de duas listas sêxtuplas, para concorrerem a duas vagas de desembargador pelo Quinto Constitucional, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Esta foi a primeira vez que um presidente do TJMG recebeu os candidatos indicados pela OAB.
Os doze indicados, sendo seis homens e seis mulheres, foram os mais votados em pleito promovido pela OAB-Minas. Os desembargadores do TJMG, em sessão do Órgão Pleno, com data ainda a ser definida, escolherão três nomes de cada lista. Caberá ao governador do Estado escolher os dois desembargadores, um de cada lista, que chegarão ao Poder Judiciário Mineiro, por meio do Quinto Constitucional da OAB.
O presidente José Arthur Filho disse que recebeu os 12 candidatos de forma democrática e isonômica. “Fico muito feliz em iniciar este movimento inovador aqui no Tribunal”, afirmou.
O superintendente administrativo adjunto e ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que também participou do encontro com os candidatos, disse que é formidável a iniciativa do presidente José Arthur Filho, “pois possibilitou que todos os candidatos se sentissem iguais e prestigiados”.
“Eles saíram das reuniões extremamente satisfeitos com a elegância do presidente em convidá-los para uma conversa e para conhecer o Tribunal, que poderá fazer parte da vida deles em um futuro próximo, caso sejam escolhidos para as duas vagas”, ressaltou o desembargador Geraldo Augusto.
Candidatas e candidatos, conforme ordem alfabética, são os seguintes:
Adrianna Belli Pereira de Souza
“A advocacia alarga os horizontes e trago ao tribunal a minha experiência. Fantástica a iniciativa do presidente José Arthur Filho. Isso é excelente para os candidatos”.
Antônio Marcos Nohmi
“Esperamos que o tribunal, como sempre, exerça seu trabalho no processo de escolha, com serenidade e sensatez na percepção dos candidatos que melhor se ajustam ao cargo de desembargador, para contribuir com a sociedade como um todo”.
Charles Fernando Vieira da Silva
“Agora é hora de trabalhar. Visitar todos os desembargadores para entrega dos nossos currículos. Quero parabenizar o presidente José Arthur filho por nos receber aqui no tribunal”.
Daniela Villani Bonaccorsi Rodrigues
“Estou na expectativa em poder contribuir para um tribunal tão respeitado. Tenho experiência pratica e capacidade técnica. Estou muito feliz em fazer parte da lista sêxtupla da OAB”.
Egmar Sousa Ferraz
“Parabenizo a Presidência do TJMG pela iniciativa de chamar os candidatos para uma conversa, além de abrir as portas do Tribunal. Os melhores, com certeza, serão os escolhidos”.
Fábio Vieira da Silveira
“Tive uma reunião salutar com o presidente o que me animou muito a continuar nesta campanha. Espero conseguir a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional”.
Juliana Campos de Faria
“Ser desembargadora do tribunal é um sonho e espero fazer parte deste quadro, representando a advocacia mineira. A conversa com o presidente foi muito acolhedora”.
Mônica Aragão Ferreira e Costa
“O advogado que se apresenta para o tribunal de justiça como candidato, acredita que possa trazer uma grande contribuição para a sociedade. O Quinto permite um arejamento no TJMG que se torna de fato um tribunal plural, no somatório de muitas carreiras”.
Soraya Augusta do Rosário Marques
“Grande expectativa, pois foi a primeira vez que a OAB abriu a lista para advogados no interior. Também sou a primeira mulher negra a fazer parte de uma lista sêxtupla no TJMG. O presidente é uma referência para nós advogados, pois ele chegou ao TJMG por meio do Quinto Constitucional da OAB e hoje é presidente de um dos maiores tribunais de justiça do país”.
Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira
“Reunião proveitosa com o presidente e que nos permite estabeler um programa para conhecer os demais desembargadores. Grande expectativa para ser indicada ao cargo de desembargadora”.
Tiago Gomes de Carvalho Pinto
“Considero muito positiva a iniciativa do presidente em nos receber, o que evidencia o respeito que tem pela advocacia pois é oriundo do Quinto Constitucional. Estou otimista com a possibilidade de me tornar desembargador, sempre respeitando muito a magistratura mineira”.
Welington Luzia Teixeira
“O presidente está ouvindo todos os candidatos em uma iniciativa sensacional, o que demonstra transparência e zelo com a coisa pública. Será feita a melhor escolha para o jurisdicionado mineiro".