O pavê entrou para a lista dos melhores do mundo segundo o Taste Atlas, site especializado em elaborar diferentes rankings gastronômicos, sempre de acordo com o gosto dos próprios consumidores.O pavê brasileiro aparece no 12º lugar de uma lista de 50 bolos. Segundo o site, é um bolo popular no Brasil, elaborado em camadas e semelhante ao tiramisu.
“Este bolo de camadas é feito por uma combinação de biscoitos de champanhe, creme, ovos, leite condensado e chocolate. É uma sobremesa tradicional no Brasil, onde cada família tem sua própria variação, por isso há receitas de pavê de pêssego, morango, abacaxi, chocolate branco, coco, amendoim, entre outros”, escreveu o site, que complementou: “A coisa importante é servir o bolo frio e apreciar os seus sabores, texturas e variedades únicas".
Quem lidera o ranking dos melhores bolos e tortas do mundo é a garash, um clássico da culinária Bulgária. Foi criada em 1885 pelo confeiteiro austro-húngaro Kosta Garash, que na época trabalhava em um luxuoso hotel na cidade de Ruse, onde serviu o bolo pela primeira vez. A torta possui camadas delicadas de nozes e um creme de chocolate amargo, depois é coberta por chocolate e amêndoas picadas.
Já no segundo lugar, está uma torta da República Tcheca, chamada “frgál”, encontrada comumente na região da Wallachia da Morávia. A receita é uma torta doce de até 30 centímetros de diâmetro (parece uma pizza), feita com uma massa fina fermentada e com muita cobertura; que pode ser com peras, queijo fresco, ameixas, nozes, mirtilos ou framboesas. As informações são do CNN Viagem e Gastronomia.
E em terceiro, o bolo russo “Smetannik”, feito com uma combinação de farinha, açúcar, ovos, mel, e uma cobertura de leite fresco com creme azedo, baunilha, cream cheese, e leite. “O bolo é tradicionalmente realizado numa frigideira profunda. Uma vez feito, é recomendado deixar o “smetannik” descansar no geladeira durante a noite, e no dia seguinte é cortado em pedaços individuais e servido. O smetannik é especialmente popular em aniversários e ocasiões festivas semelhantes”, explica o site Taste Atlas.