Doutores, mestres e especialistas produzem um livro didático de poesia para trabalhar disciplinas de Matemática, Química, Escrita afetiva, Artes, Língua Portuguesa e Literatura
NAS SENDAS DA ALDRAVIA
Professores que trabalharam com a aldravia em sala de aula e em dissertações de mestrado e teses de doutorado, elaboraram um rico livro didático para alunos de toda a rede municipal de ensino de Mariana, para aplicação da primeira forma de poesia criada no Brasil, em diversas disciplinas (Português, História, Patrimônio Imaterial, Escrita afetiva, Química, Matemática e Educação Artística), usando a poesia para o Ensino.
Segundo a organizadora e criadora da forma poética, Mestre e Doutoranda em Literatura e Educação, Andreia Donadon Leal, todos os anos do ensino fundamental e médio poderão trabalhar com a poesia, de forma multidisciplinar e prazerosa, usando o livro como ferramenta básica para tocar a sensibilidade e a curiosidade dos alunos.
Para a professora universitária Magna Campos: já pensou encontrar uma forma textual que você pudesse ver sua escola inteira trabalhando conjunta e interdisciplinarmente, algo que fosse prático e gostoso de se ensinar, rápido e envolvente para se aprender, e que além de tudo, ainda tivesse sido criado por pessoas de nossa cidade? Parece impossível, não é? Mais essa forma existe e se chama Aldravia!
Longe de ser “apenas” uma forma poética sintética, como muitos podem pensar, Aldravia é uma imensidão de possibilidades capaz de alargar as produções escritas, orais, imagéticas, tecnológicas, culturais e artísticas de nossos alunos e professores, indiferentemente do nível educacional em que se encontra.
São oito cadernos de atividades elaborados pelos professores: Dra. Ana Cristina Martins, Doutoranda Andreia Donadon Leal, Mestre Giseli Barros, Dr. José Benedito Donadon Leal, Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior, Doutorando Weliton Leão, Mestre Denise Izaguirre, Mestre Joseani Netto, Especialista Goretti de Freitas, Mestre Luciana Amaro, Mestre Wanderley Renato Ortunio.
Número de páginas: 117 páginas
Diagramação e design: Ailton Fernandes