Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Simpósio aborda Pnaisp em Muriaé
Notícias Gerais
Publicado em 26/11/2021

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

 

A prefeitura realizou, através da Secretaria Municipal de Saúde, o I Simpósio Pnaisp/Muriaé (Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional), contando com a presença do Dr Juliano Carneiro Veiga (juiz de Direito, titular da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais); Drª Jackeline Ferreira Rangel (promotora de Justiça); secretária municipal adjunta da Saúde, Luíza Agostini Andrade; Vitor Dias Vasconcelos de Almeida (coordenador Geral do Pnaisp); Rodrigo Camargo, (diretor geral da Penitenciária de Muriaé); Eduardo Nonato Freitas de Oliveira (diretor de Atendimento e Ressocialização da Penitenciária de Muriaé); Natália Andrade de Almeida (referência técnica de saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, Saúde Mental e Equidades) e Franklin Leandro Neto (diretor da Gerência Regional de Saúde).

A solenidade foi aberta pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, que falou sobre a importância em prestar um bom serviço à sociedade, incluindo aos apenados e privados de liberdade, destacando que o atendimento na própria unidade permite uma segurança maior para a população e os próprios detentos, evitando transtornos em deslocamentos e nas unidades de saúde.

O programa do Pnaisp funciona na penitenciária e no presídio de Muriaé, contando com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.

O objetivo do Pnaisp é oferecer ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços penais, familiares e outras pessoas relacionadas ao sistema, como voluntários.

 

Mesa Redonda e minipalestras

 

A coordenadora da atenção à Saúde/Ubá, Elis Regina fez um balanço sobre as ações que acontecem e fez um breve histórico sobre a criação, leis e implantação nas cidades sobre a política dos Privados de Liberdade.

Em seguida aconteceu uma Mesa Redonda mediada pelo diretor da GRS, Franklin Leandro Neto, que abordou “Os desafios da implantação e implementação do Pnaisp”.

A palestra “Desafios à garantia da saúde ao Sistema Prisional” foi apresentada por Jôber Gabriel de Souza (diretor de Saúde e Psicossocial da Superintendência de Humanização do Atendimento do Departamento Penitenciário de Minas Gerais).

Rose Duarte de Souza (supervisora da Secretaria de Saúde) agradeceu em nome da equipe que coordenou o simpósio e exibiu alguns depoimentos sobre a prestação de serviço que ocorre no presídio e penitenciária no município.

Rafael Braz (diretor geral do Presídio de Muriaé) abordou a “Realidade do Pnaisp no dia a dia”, enquanto Vitor Dias Vasconcelos de Almeida (coordenador Geral do Pnaisp no município) abordou as ações do Pnaisp dentro das UPS em Muriaé e a psicóloga Pollyana Carvalho fez uma avaliação de como era o serviço feito anteriormente e as conquistas até agora.

Para fechar o simpósio, Pollyana Carvalho e Edmilson Elpes apresentaram duas músicas ao som de teclado e voz.

Comentários