A Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis) visa à integração entre as Câmaras Municipais no desenvolvimento regional e fortalecimento das atividades parlamentares
Fortalecer o desenvolvimento, oportunizar a troca de experiência entre as Câmaras Municipais, consolidar as atividades parlamentares e desenvolver um plano estratégico são os objetivos para a região da recém criada Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis). O primeiro encontro presencial da associação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 18, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) e reuniu vereadores e vereadoras de diversas cidades da Zona da Mata e Campos das Vertentes.
“A criação da Apolegis é um avanço para nossa região. A partir dela teremos condições de desenvolver um plano estratégico local, cujo objetivo é diagnosticar as potencialidades de cada microrregião. Com isso, iremos buscar o desenvolvimento das cidades seguindo suas vocações”, destacou o presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), que também preside a Apolegis.
O 1º vice-presidente da Apolegis e presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, José Augusto Cabral (PSD), comentou que a interlocução entre os envolvidos será positiva. “A troca de experiência entre as Câmaras servirá para aprimorarmos nossos trabalho, vamos aprender com o que cada um tem de melhor. Essa união ajudará a levar nossas demandas aos governos estaduais e federal”.
A associação inicia seus trabalhos com a participação de 182 Câmaras Municipais da Zona da Mata e Campos das Vertentes e cerca de 1.800 vereadores e vereadores envolvidos. “Estamos representando em torno de 25% do estado de Minas Gerais, é um potencial muito grande e iremos realizar ações para ajudar no nosso desenvolvimento. Dessa forma, teremos Parlamentos cada vez mais fortes, independentes e autônomos”, disse Juraci.
Na mesma linha, Ancelmo Leopoldina (PT), presidente da Câmara Municipal de Matias Barbosa e secretário Geral da Apolegis, ressaltou que o momento fortalece o Poder Legislativo. “Não podemos ficar à mercê do Executivo. Estamos nos unindo em prol de nossa região, isso é um marco histórico”. Juraci Scheffer ainda lembrou que a Apolegis está aberta para a participação de municípios de todo o estado, não se limitando à Zona da Mata e Vertentes.
Confira abaixo a formação completa da Apolegis:
Diretoria Executiva
Presidente: Juraci Scheffer (presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora)
1º Vice-presidente: José Augusto (presidente da Câmara Municipal de Leopoldina)
2º Vice-presidente: Ewerton Horta (presidente da Câmara Municipal de Barbacena)
3º Vice-presidente: Leonardo Dutra (presidente da Câmara Municipal de São João Nepomuceno)
4º Vice-presidente: Leonardo Ferreira (presidente da Câmara Municipal de Caparaó)
Secretário-Geral: Anselmo Leopoldino (presidente da Câmara Municipal de Matias Barbosa)
2ª Secretária: Melissa Terra (presidente da Câmara Municipal de Bicas)
3º Secretário: João Batista Neves (presidente da Câmara Municipal de Guarani)
4º Secretário: Luiz Gonzaga (presidente da Câmara Municipal de Barroso)
1º Tesoureiro: Marinaldo Garcia (presidente da Câmara Municipal de Silveirânia)
2ª Tesoureira: Carolina Bianchini Tenório (presidente da Câmara Municipal de Tombos)
Conselho Fiscal
Presidente: Adair José Lopes (presidente da Câmara Municipal de Paiva)
Vice-presidente: Jaqueline Rezende Lopes (presidente da Câmara Municipal de Ervália)
Conselheiro fiscal: Antônio Camil (presidente da Câmara Municipal de Rochedo de Minas)
Conselheiro fiscal: Rivelino Lana (presidente da Câmara Municipal de Paula Cândido)
1º Suplente: Lucinei do Rosário Canuto (presidente da Câmara Municipal de Barra Longa)
2ª Suplente: Tânia Aparecida de Souza Jacinto (presidente da Câmara Municipal de Simão Pereira)
