O distrito de Itamuri, distante 13km do centro urbano de Muriaé ganhou neste dia 29 de outubro uma unidade do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social – que funciona como porta de entrada da Assistência Social.
A unidade ofertará o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Neste espaço, os cidadãos também serão orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Famílias e indivíduos em situação de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros serviços.
O atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza é a razão maior deste CRAS existir. Uma preocupação do prefeito José Braz, do Dr. Marcos Guarino e todos os secretários municipais.
Dr. Lenine Passos
Lenine Brum Junqueira Passos nasceu em Muriaé no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1949, tornando-se um grande advogado da cidade. Casou-se com Iracema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º hotel fazenda da região: o Hotel Fazenda I–Juca Pirama.
Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri.
Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.
Advogado criminalista e agrimensor, Lenine foi também membro da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu venerável mestre.
Doutor Lenine faleceu em 21 de novembro de 2003, aos 77anos, deixando um grande legado para a história de Muriaé.
Presença na inauguração
Estavam presentes o prefeito José Braz; Marcos Guarino – vice-prefeito e secretário municipal de Saúde; secretária de Desenvolvimento Social, Eveline do Castro Amaral; deputado estadual Braulio Braz, secretários municipais de Governo, Paulo Sérgio Amaral; Agricultura e Meio Ambiente e Obras Públicas - Carlos Kneip; Educação - Maria Amélia Queiroz Xaia; Fazenda - Francisco de Assis de Souza Júnior; Planejamento e Controle - Sinval Ferreira da Silva; a diretora Geral de Demsur - Maria da Consolação Tanus Pampolini Freitas; a diretora Geral da Fundarte - Gilca Napier, o diretor do Demuttran - Anderson Giovane Nogueira Ferreira e o diretor Geral do Procon - Cristiano de Assis.
Também os secretários adjuntos de Agricultura, Fernando Levati; de saúde, Luisa Agostini; da educação, Andréa Medina e a diretora adjunta da Fundarte, Vanderlea Castro.
Também estava a coordenadora técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Poliana Montezano; a coordenadora do CRAS Itamuri, Patrícia Belinato; as assistentes sociais Juliana Goulart e Geisa Souza, as auxiliares administrativo Lívia de Paula e Saiane dos Santos.
Os vereadores Cristian Tanus Bahia, Antonio Afonso, Devail Gomes e Evandro Cheroso, além da diretora do Hospital São Paulo, Rita de Cássia Pereira de Castro e a diretora da Escola Municipal Oduvaldo Aleixo, professora Cássia Mendes.