Emater e prefeitura de Muriaé entregam premiação a cafeicultores
Presente em Muriaé desde 1059 a Emater encontra na Prefeitura Municipal a principal incentivadora dos trabalhos e serviços ao homem do Campo. Segundo o gerente regional da empresa, Paulo Alexandre de Carvalho, “é com este apoio e suporte que conseguimos oferecer ao homem do campo para melhoria da produção agrícola”, enfatizou.
O prefeito José Braz disse que a força de um município se inicia no campo e é através do produtor rural que se abastece um município, “a região tem a maior concentração de vencedores dos últimos concursos estaduais de qualidade dos cafés de Minas. Sempre que pudermos contribuir, não mediremos esforços. Tem produtor que escolhe Café, outros vão pra pecuária, outros para a agricultura familiar. Mas todas são importantes para nossa gente”, explicou aos produtores.
O Circuito Mineiro de Cafeicultura envolve 17 municípios da região produtora de café Matas de Minas que tem a maior concentração de vencedores dos últimos concursos estaduais de qualidade dos cafés do Estado.
O extensionista da Emater, Robério Torres, destacou que o evento tem sido referência na produção de cafés de qualidade pela agricultura familiar. “A premiação do Circuito Mineiro de Cafeicultura XX Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas – Região de Muriaé é a consagração final de quem acredita, investe e melhora a cada ano a qualidade do produto de Minas Gerais”.
Carlos Kneip, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, enfatizou que a região tem 35 cafés competindo em nível estadual e que “o Circuito da região de Muriaé tem o objetivo de promover e premiar os cafeicultores, pelas qualidades dos cafés, agregar valores ao produto e atender à crescente demanda dos produtos e conquistar mais mercados”.
O tradicional evento é realizado em um momento desafiador para o produtor: preços baixos no mercado da commodity agrícola; aumento de insumos, como óleo diesel e energia; condições climáticas pouco favoráveis; e a bienalidade do cafeeiro, que alterna ano a ano entre safras baixas e altas.
XX Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas
O objetivo do Circuito é promover a troca de tecnologias e informações entre técnicos, empresários e produtores, visando à melhoria da qualidade do café, redução de custos na produção, aumento na renda dos produtores, manutenção e criação de novos empregos, melhoria na gestão e comercialização e sustentabilidade da cadeia cafeeira.
35 cafés produzidos na região participarão do concurso estadual e, como em eventos anteriores, deverá conquistar as pri9ncipais posições e destaque na produção cafeeira.