Élcio Fonseca
Jornalista
Estudantes de Medicina Veterinária em Patos de Minas concluíram o curso de Aparação de Cascos e Ferrageamento de Equinos do sistema Faemg/Senar/Inaes. A capacitação teve a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais do município. Foram 12 participantes, todos familiares de produtores rurais, que utilizam cavalos para manejo do gado e deslocamentos entre propriedades.
O instrutor Tanus Jorge ensinou aos jovens a fazer o diagnóstico e o casqueamento correto, levando em consideração a morfologia de cada animal, corrigindo os aprumos, alinhando e balanceando o casco, visando preservar o bem-estar e a saúde do equídeo. “Existe muita carência de mão-de-obra nessa área. Esses jovens, além de poder fazer o serviço nas fazendas da família, poderão até lucrar com isso, trabalhando para outros produtores”.
Gilson Júnior diz ter ficado extremamente satisfeito com o curso. “Eu já tinha alguma noção, mas o treinamento ensinou bastante. Teve muita prática, e é fazendo que se aprende. Primeiramente, vou mexer com nossos cavalos mesmo, mas futuramente posso prestar esse serviço para terceiros”.
O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Helder Pereira, destacou a importância das capacitações para o público da região. “O trabalho desenvolvido por meio da parceria com o sistema Faemg/Senar/Inaes fortalece nosso agronegócio, dando mais respaldo e oportunidades aos produtores e seus familiares”.