Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Caminhão da campanha "Caneta da Saúde" chega a Muriaé para orientar população sobre tratamento de diabetes gratuito no SUS
Notícias Gerais
Publicado em 11/10/2021
Nesta segunda e terça, dias 11 e 12 de outubro, desde as 8h30, um caminhão especialmente desenvolvido para a campanha "Caneta da Saúde" está em Muriaé, na Praça do Trabalhador, Alameda Antônio Luzia, 125, para levar informação e orientação sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, um dispositivo utilizado no tratamento do diabetes e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente crianças e jovens até 19 anos e adultos com 50 anos ou mais 1. Considerada um dos dispositivos mais modernos para o tratamento da doença, a caneta preenchida de insulina é uma importante aliada para o controle do diabetes, pois reduz episódios de hipoglicemia e possíveis hospitalizações decorrentes desta complicação, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19, uma vez que pessoas com diabetes podem desenvolver quadros mais graves da doença 2.
A ação faz parte de uma campanha nacional, fruto da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) e da Novo Nordisk, além de contar com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O objetivo é informar e educar a população sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, estimulando o uso do recurso que está disponível no SUS, além de engajar e orientar os profissionais de saúde que atuam no tratamento e acompanhamento do diabetes, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários e farmacêuticos.
"O diabetes não é uma condição individual. Trata-se de algo presente na vida de milhões de famílias. Neste novo cenário delicado de pandemia, há pessoas que estão no grupo de risco e podem desenvolver as formas mais graves da doença", explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Olim Mattar. "A campanha ‘Caneta da Saúde’ chega nesse contexto. É uma maneira de ajudar a manter a saúde em dia dessas pessoas que já sofrem com uma doença crônica. Tudo que precisamos evitar são episódios de hiper ou hipoglicemia, que podem levar o paciente para o pronto-socorro, o que pode expô-lo a riscos adicionais durante a pandemia", destaca.

As principais vantagens da caneta de insulina 1

• É mais prática, portátil, discreta e fácil de aplicar fora de casa.
• Economiza tempo, pois não há necessidade de preparo do frasco de insulina.
• É mais segura. Já vem preenchida e com seletor de dose para dispensar a quantidade correta de insulina.
• Mais fácil de usar e, por isso, melhora a aderência ao tratamento, diminuindo picos de glicemia.
• É gratuita: distribuída pelo SUS para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 preferencialmente acima de 50 anos e menores de 19 anos.

 
 
A campanha
Por se tratar de uma iniciativa de utilidade pública, a campanha "Caneta da Saúde" tem abrangência nacional e conta com diversas iniciativas no ambiente digital e presenciais. No site a população encontra informações e orientações sobre o diabetes, o uso de insulina, as vantagens e benefícios da utilização da caneta preenchida de insulina, além de um conteúdo que desmistifica inúmeras "fake news" sobre a doença e seu tratamento. Há também uma área destinada aos profissionais da saúde, com um exclusivo e-book e orientações técnicas sobre a utilização das canetas de insulina no SUS. E, ao longo de três meses, o caminhão circulará por diversos estados brasileiros, esclarecendo dúvidas das pessoas com diabetes e também de familiares que convivem com quem tem a doença crônica, ajudando no dia a dia dos cuidados.
Comentários