LUCIANA ARCHETE
Jornalista MG19681JP
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as comemorações do centenário da Justiça Militar da União está sendo comemorada neste ano com a homenagem a personalidades que contribuíram com a história, progresso e respeito da instituição ao longo deste período. O adiamento foi obrigado devido aos os protocolos de segurança e estarão sendo realizadas nas Auditorias localizadas em todo o Brasil.
A primeira instância da Justiça Militar da União foi dividida em 12 Circunscrições Judiciárias Militares por Decreto de 30 de outubro de 1920, do Presidente Epitácio Pessoa, estando distribuídas em todo o território nacional.
As Auditorias (órgãos de primeira instância) contam, ao todo, com 38 juízes federais da carreira da Justiça Militar da União, sendo 19 titulares e 19 substitutos, além de um cargo de juiz federal auxiliar da Corregedoria da Justiça Militar.
Uma das homenageadas durante a solenidade virtual e presencial em comemoração ao Primeiro Centenário das Circunscrições Judiciárias da Justiça Militar da União 4ª Circunscrição de Juiz de Fora/MG foi a advogada Cleuza Ribeiro dos Santos, ex-delegada da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) de Juiz de Fora, e uma das mais atuantes no segmento militar do Estado de Minas Gerais.
Dra. Cleuza foi agraciado pelos juízes federais da Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar, Dr. Celso Vieira de Souza e Dr. André Lázaro Ferreira Augusto.