A Delegacia de Defraudações da 4ª Delegacia Regioal de Polícia Civil, em Muriaé, realizou na manhã deste dia 31 de agosto, a “Operação Cartoon”, objetivando o combate à reprodução não autorizada de marcas (roupas falsificadas).
As investigações foram iniciadas após notícia protocolada pelo grupo Warner Bros Interneinement INC., Hanna-Barbera Productions INC., DC Comics, The Cartoon NetWork INC. e New Line Productions INC. (empresas de entretenimento controladoras e titulares de direitos de propriedade intelectual de suas criações literárias, televisivas, cinematográficas, entre outros), no sentido de que uma confecção de roupas situada em Muriaé/MG estaria utilizando algumas de suas criações em estampas de roupas sem a devida autorização legal.
Desse modo, após diligências investigativas de levantamento de local e autoria, foram cumpridos nessa manhã 03 mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar em alvos tidos como sede de confecções de roupas suspeitas de irregularidade, conforme notícia de crime em apuração.
Durante as diligências de cumprimento das ordens judiciais foram apreendidos diversos vestuários infantis contendo estampas das criações pertencentes aos grupos mencionados acima, sem a devida autorização. Também foram arrecadas outras peças suspeitas de irregularidade pertencentes a outras marcas. Aproximadamente mais de duas mil peças ao todo foram apreendidas.