LUCIANA ARCHETE
Com fotos e informações de GABRIELA MARQUITO - Jornalista Câmara Municipal
Em cerimônia especial realizada na Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude” aconteceu a entrega da Comenda Maçom “Lenine Brum Junqueira Passos” aos veneráveis das lojas maçônicas muriaeenses, Ad gloriam et Sapientiam; Labor, Força e Virtude; Missionários da Luz e Seareiros da Paz.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Afonso Soares Tomaz (Afonso da Saúde) e contou com a presença dos vereadores Dr. Frederico Faria; Anderson Oliveira e Miriam Facchini.
A comenda é uma homenagem pelo Dia Municipal do Maçom (20 de agosto), em conformidade com a Lei Municipal 6.096/2021, de autoria do vereador Dr. Frederico Faria e aprovada pela Câmara, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Muriaé e secretário municipal de Saúde, Doutor Marcos Guarino de Oliveira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Bianchi Botaro; Teodorico Torres (delegado da 44ª Delegacia Regional da Maçonaria, representando o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Edilson de Oliveira.
Dr. Marcos Guarino de Oliveira, vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde disse em seu rápido discurso que esta “é uma justa homenagem para um grande advogado e maçom de nossa cidade que foi o doutor Lenine, que infelizmente não está mais entre nós. A entrega da Comenda às quatro lojas maçônicas foi uma cerimônia muito bonita e merecida”.
Teodorico Torres, delegado do sereníssimo grão mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais falou em nome das Grandes Lojas Maçônicas, enfatizando a “alegria participar de uma cerimônia que comemora o Dia do Maçom. Com a Lei Municipal, vamos poder comemorar ainda mais esta data. Agradeço ao vereador Dr. Frederico e à Câmara Municipal que hoje trouxe para nós um presente, uma homenagem a nós maçons”.
Representando as demais lojas maçônicas da cidade, Walério Antônio de Souza, venerável da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude” explicou que “é muito comum a maçonaria fazer as homenagens e não recebê-las. Por isso, agradecemos à Câmara de Vereadores e o vereador Dr. Frederico por terem lembrado na maçonaria e ter feito essa homenagem”.
O presidente da Câra, vereador Afonso da Saúde, disse que foi com grata satisfação que “a Câmara de Muriaé faz a entrega da Comenda Lenine Brum Junqueira Passos, em comemoração ao Dia Municipal do Maçom (20 de agosto), de acordo com Lei Municipal aprovada pela nossa Casa. Como presidente da Câmara, digo que a nossa Casa Legislativa está de portas abertas a receber todos vocês”.
O vereador Dr. Frederico Faria disse em seu discurso que, quando indagado pela homenagem aos maçons, cujo ocultismo de suas sessões pode assustar, mas os resultados vão além do conhecimento. “As personalidades da maçonaria em Muriaé são todas merecedoras dos nossos aplausos e da nossa mais elevada consideração pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao Estado de Minas Gerais. Os maçons são pessoas abnegadas que, historicamente, têm abraçado as causas em defesa dos interesses maiores da coletividade, do bem comum, da justiça, da igualdade e dos direitos fundamentais do cidadão”, disse ele.
Lenine Brum Junqueira Passos.
Lenine Brum Junqueira Passos nasceu em Muriaé no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1949, tornando-se um grande advogado de nossa cidade. Casou-se com Iracema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º Hotel Fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.
Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri.
Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.
Advogado criminalista e agrimensor, Dr. Lenine foi também membro desta Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu Venerável Mestre.
Dr. Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77 anos, deixando um grande legado para a história da nossa cidade.
Comenda Maçom “Lenine Brum Junqueira Passos”
Receberam das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Afonso e do autor da homenagem vereador Dr. Frederico Faria o venerável Mestre Adriano Oliveira Souza, da Loja Maçônica “Ad gloriam et Sapientiam”; venerável Mestre Walério Antônio de Souza, da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”; venerável Mestre Francisco Rodrigues de Oliveira Neto, da Loja Maçônica “Missionários da Luz” e venerável Mestre Paulo Vicente Vieira Junior, da Loja Maçônica “Seareiros da Paz”.